Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

23 de janeiro de 2011

Mosaico Russo*



Quando nascemos fomos programados
E desde pequenos nós comemos lixo.
Não penso em te seguir
Não quero mais a tua insensatez.
Não vou me deixar embrutecer,
Eu acredito nos meus ideais.
Sou meu próprio líder, ando em círculos,
Me equilibro entre dias e noites...

O que eu quero eu não tenho
O que eu não tenho eu quero ter
Não posso ter o que eu quero
Já estou cheio de me sentir vazio:
É uma dor que dói no peito...

Eu tenho um coração, eu tenho ideais
Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes
Eu sei é tudo sem sentido...

Quero ter alguém com quem conversar
Alguém que depois não use o que eu disse contra mim.
Estou cansado de ser vilipendiado,
Incompreendido e descartado
Quem diz que me entende nunca quis saber.
Já que não me entendes,
Não me julgue, não me tente.

De onde vem a indiferença temperada a ferro e fogo?
Quem é o inimigo?
Quem é você?
Eu não sei mais o que eu sinto por você
Vamos dar um tempo, um dia a gente se vê,
Pois chega de opressão:
Quero viver a minha vida em paz.

É exagero e pode até não ser:
Ninguém vê onde chegamos
E a riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber.

Quando querem transformar dignidade em doença
Quando querem transformar inteligência em traição
Quando querem transformar estupidez em recompensa
Quando querem transformar esperança em maldição...
É solitário andar por entre a gente.

Por vezes, insanamente
Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem...
Por que tentar sentir demais?

Sobre todas as pessoas que se acham especiais
Não têm sequer um pouco de ardor:
Doentes cantando sucessos populares.
Preste atenção ao que eles dizem...
Ter esperança é hipocrisia
A felicidade é uma mentira
E a mentira é salvação...
Vamos celebrar a estupidez humana!

A mentira é o que nos faz ser tão fracos
A verdade é o que nos leva para o outro lado
E falar de bondade e gratidão...
Estas coisas, ninguém gosta de falar.

Meus amigos parecem ter medo
De quem fala o que sentiu
De quem pensa diferente
Nos querem todos iguais
Assim é bem mais fácil nos controlar
Porque mentir é fácil demais!
Um dia pretendo tentar descobrir
Porque é mais forte quem sabe mentir...

Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem.
Não é muito o que lhe peço -
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão,
Porque nosso suor sagrado
É bem mais belo que esse sangue amargo.

Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
Tende piedade de nós...
Nós somos tão modernos
Só não somos sinceros
Nos escondemos mais e mais.

Bem aventurados sejam aqueles que amam essa desordem:
Será que ninguém vê o caos em que vivemos
Que existe um descontrole, que corrompe e cresce
E que a vida que a gente leva não é nada igual
Aos anúncios de Refrigerante?

Aonde foi que deixamos a nossa coragem? Aonde foi?
Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo
Prefiro acreditar no mundo do meu jeito:
Quem acredita sempre alcança!
Os sonhos vêm e os sonhos vão
E o resto é imperfeito...

O que sinto muitas vezes faz sentido
E outras vezes não descubro um motivo
Que me explique porque é que
Não consigo ver sentido no que sinto.
Mas, quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz...

Vai ver que não é nada disso
Vai ver que já não sei quem sou
Vai ver que nunca fui o mesmo...

É complicado estar só
Quem está sozinho que o diga
É só a solidão batendo na janela do meu quarto
Eu posso estar sozinho,
Mas eu sei muito bem aonde estou.
Não sei onde estou indo
Só sei que não estou perdido
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade:
Antes eu sonhava, agora já não durmo.
Tenho quase certeza que eu não sou daqui
Sou um pássaro novo longe do ninho
Vou consertar a minha asa quebrada e descansar;
Quero voar pra bem longe mas hoje não dá.
É tão estranho, os bons morrem jovens,
Assim parece ser.

Mudaram as estações e nada mudou:
Viver é foda, morrer é difícil.
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê,
A humanidade é desumana.
A violência é tão fascinante
E nossas vidas são tão normais
E o vento vai levando tudo embora...


*Uma homenagem a um irmão de alma partida, que partiu, mas de minha alma, nunca se foi.

Nelson Jonas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!