Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

26 de janeiro de 2011

Sobre a dificuldade de entendimento


Nenhum homem pode aprender o que ele não tenha preparação para aprender, não importa quão próximo de seus olhos esteja o objeto. Um químico pode contar seu mais preciosos segredos a um carpinteiro, mas este não será mais sábio por isso -- ainda que sejam os segredos que ele não pronunciaria diante de outro químico por toda a sua riqueza. Deus nos protege para sempre de idéias prematuras. Nossos olhos se embaçam, e não podemos ver as coisas que nos encaram de frente, até que chegue a hora que a mente está madura; então as contemplamos, e o tempo em que não as vimos é como um sonho. 

Há certa graça no comportamento de uma pessoa polida e nobre que se perde aos olhos de um bufão. É como uma estrela cuja luz ainda não chegou até nós.  

Ralph Waldo Emerson
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!