Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

28 de fevereiro de 2011

Filme - O Conformista



O Conformista
Ano: 1970
Direção: Bernardo Bertolucci
Roteiro: Alberto Moravia (romance), Bernardo Bertolucci (roteiro)
Gênero: Drama/Suspense
Origem: Alemanha/França/Itália
Duração: 115 minutos
Tipo: Longa-metragem

Elenco
• Jean-Louis Trintignant, Stefania Sandrelli, Gastone Moschin, Enzo Tarascio, Fosco Giachetti, José Quaglio, Dominique Sanda, Pierre Clémenti

"Todos querem se destacar, ser diferentes dos outros; você é o contrário: quer ser como todo mundo." Esse é um dos diálogos-chave de O Conformista, filme que Bernardo Bertolucci adaptou do romance homônimo de Alberto Moravia. Ela é dita por um amigo ao personagem principal, Marcello Clerici (Jean Louis Trintignant). O amigo ficara surpreso ao receber a resposta de Clerici sobre o motivo do seu casamento com uma moça bastante banal (a não ser do ponto de vista físico), Giulia (Stefania Sandrelli): “Ela me dá uma idéia de normalidade”, diz Clerici, “de ser como todos os outros.”

Na Itália de 1938, sob o poder de Mussolini, um italiano torna-se um lacaio fascista. Em viagem de lua-de-mel a Paris, recebe ordens do capo para planejar o assassinato de um antigo professor, agora um dissidente político. Obra-prima política de Bernardo Bertolucci com magistral interpretação de Jean-Louis Trintignant e fotografia do mestre Vittorio Storaro.

Seu personagem central é interessante, friamente interpretado por Jean-Louis Trintignant. Ele faz um homem que anseia por se misturar à multidão, seguir o movimento, deixando de lado qualquer tipo de princípio ou convicção pessoal. Uma espécie de inspiração para o Zelig de Woody Allen, o personagem Marcello Clerici faz jus ao título de "conformista", um exemplo claro disso é quando se junta ao partido facista com a mesma velocidade que o rejeita quando Mussolini sai do poder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!