Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

15 de fevereiro de 2011

Livro - Umbigo é nosso rei?

Umbigo É Nosso Rei? Considerações Sobre O Individualismo E O Personalismo dos Brasileiros
Autor: VÁRIOS AUTORES
Editora: ARTES E OFICIOS
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA - CONTOS E CRÔNICAS
ISBN: 8574211311
ISBN-13: 9788574211312
Livro em português
Brochura - 160 PÁGINAS
1ª Edição - 2006


Umbigo Rei é o líder de um gigantesco país habitado por milhões de umbigóides. Há quem diga que se trata da maior nação umbigóide do Planeta. Você já deve ter cruzado com muitos e muitas umbigóides. É fácil reconhecer essas criaturas ligeiras. Em geral, são sedutoras e envolventes. Descuide-se e crau!, elas levam alguma ou toda vantagem.

Umbigóides furam filas, rodam pelos acostamentos, divertem-se assustando velhinhos no trânsito e matam-se aos milhares nas ruas e nas estradas. Entopem bueiros com o lixo que atiram pelas janelas dos seus carros. Umbigóides puxam a brasa para o assado deles e dos mais próximos. Nessa ordem.

Explicar o individualismo e o personalismo dos brasileiros não é tarefa fácil. O historiador paulista Sergio Buarque de Holanda, na obra Raízes do Brasil, traz a perspectiva de nossos colonizadores, responsáveis por incutir-nos o maldito personalismo (umbigolismo para os umbigóides) do qual padecemos até hoje. Trata-se do individualismo ibérico, baseado na idéia de que só tem valor aquele que se basta e que a vida é assim, cada um por si e Deus por todos.

Umbigo é nosso rei? – Considerações sobre o individualismo e o personalismo dos brasileiros traz as visões de alguns dos melhores cronistas, romancistas, ensaístas e poetas do país sobre essa parte, às vezes, proeminente, outras vezes depressiva da nossa anatomia. E, principalmente, o que ela representa na cultura do nosso país.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!