Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

16 de fevereiro de 2011

Filme - A Noite


Título no Brasil: A Noite
Título Original: La Notte
País de Origem: Itália / França
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento: 1961
Estúdio/Distrib.: Globo Vídeo
Direção: Michelangelo Antonioni
Marcello Mastroianni ... Giovanni Pontano
Jeanne Moreau ... Lidia
Monica Vitti ... Valentina Gherardini
Bernhard Wicki ... Tommaso Garani
Rosy Mazzacurati ... Rosy
Maria Pia Luzi ... Patient
Guido A. Marsan ... Fanti
Vittorio Bertolini
Vincenzo Corbella ... Mr. Gherardini
Ugo Fortunati ... Cesarino
Gitt Magrini ... Mrs. Gherardini
Giorgio Negro ... Roberto
Roberta Speroni ... Beatrice
Odile Jean

Sinopse: Ótimo filme que mostra a solidão do homem, mesmo em meio às pessoas e relacionamentos. Após dez anos de casamento, Lídia (Jeanne Moreau) e Giovanni (Marcello Mastroianni) passam uma noite permeada de momentos de angústia numa busca por respostas para a situação de tédio que se abateu sobre o relacionamento do casal. Entre compromissos sociais e casos extra-conjugais, sofrem pela solidão e pelo silêncio que tomou o lugar do casamento. Segundo filme da trilogia baseada na solidão, iniciada com O Eclipse e terminada com A Aventura, do mesmo diretor.

Um filme que apresenta em si a qualidade indefectível de se debruçar sobre os vazios incomensuráveis que permeiam as relações humanas. É a ciência de que o silêncio pode ser extremamente perturbador, mas que a palavra também pode ferir, tal qual um instrumento pontiagudo arremessado em direção a um desafeto. Apresenta o descontentamento com uma sociedade frívola, desprovida de apego ao que verdadeiramente essencial e que não pode ser adquirido via intercâmbio pecuniário. Um eficiente estudo sobre como os seres humanos preferem o escapismo ao confronto com a verdade; o falsear da realidade emocional. A busca da urgência de viver, de aproveitar mais a vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!