Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

21 de abril de 2011

Em nome do Pai, do Filho e do Código Da Vinci


- Bom dia querido JR... Você teria 2 minutos para um dedinho de prosa?
- Bom dia Maktub, tudo bem com você? Como foi seu final de semana prolongado? Entregou-se com volúpia ao consumo dos ovos de chocolate? Participou das procissões e dos teatros com suas encenações? Endividou-se com o "bacalhau"?
- Estou com tempo sim, diga lá! Tudo bem...
- Que nada... A situação por aqui anda meio critica... A grana está contada!
- Mas, se não estivesse? Teria corrido para a loucura do supermercado?
- Ah, fala sério? Vai dizer que você não é chegado num ovo de páscoa?
- Bem, no ovo de chocolate eu sou, mas não na "páscoa" com seus preços abusivos... Não compro nem ferrando!
- Mas se te oferecem você come não come?
- Claro!... Comungo, mas, não consumo!
- Você continua o mesmo!
- Longe de mim continuar o mesmo!... Que 'Deus' me livre de ser o mesmo e de 'Deus' também!
- Te chamei para perguntar uma coisa... Por acaso você assistiu o filme chamado 'Equilibrium'? E o filme 'O Código da Vice'?
- Só assisti o 'Código'...
- Você gostaria que eu levasse uma cópia do 'Equilibrium' quando for para nosso retiro neste final de mês? Se quiser, possa levar para você! Será um prazer compartilhar com você!
- Sinta-se a vontade!
- Ok! Pode contar, estarei levando para você! Gostaria muito de ver sua visão com relação a esses dois filmes!... O que você achou do 'Código'? Gostaria de falar sobre ele comigo? Como você deve saber, muitas pessoas não gostaram, no entanto, eu gostei muito... Para mim foi um super-filme!
- O que você viu de especial nesse fílmico?- Gostaria muito que você fizesse para mim, um apanhado da sua visão sobre ele.

- Por que a minha visão seria importante para você? Sua própria visão não o satisfaz? Por que você precisa dos críticos? Por que necessita da doação psicológica de terceiros? Por favor, tente retratar o que você viu nesse fílmico!
- Antes que me esqueça, por favor, não deixe de continuar mandando seu textos para a minha caixa de mensagens... Eles tem me ajudado muito! Quanto ao filme, achei a abordagem muito interessante... O caminho tomado...
- Por favor, diga-me o que você viu de tão especial nesse filme!
- Sabe JR, sempre gostei muito de filmes de espionagem e esse tem esse perfil, fato pelo qual me chamou muita atenção...
- Mas esse filme não se trata de espionagem... Trata-se da "expiação secular da política cristã"!
- Não sei por que, mas, nunca gostei do nome "Opus Deis", assim como também não gosto da chamada "Maçonaria"...
- Creio que o mais importante deste filme é levantar um questionamento sobre a realidade dos fundamentos do cristianismo. No entanto, já tivemos inúmeros filmes que abordam isso; não há nada de novo, posso até citar alguns deles... "O nome da Rosa", "Em nome do Pai", "A última tentação de Cristo", "Fé demais não cheira bem", "Giordano Bruno", "O Corpo", "Joana D'Arc", "Irmão Sol, irmã Lua" entre outros... Se bem que muitos deles ainda estão fundamentados nos postulados da crença nos feitos do homem chamado Jesus, confundido com o "Cristo"!... Para ser sincero, não vi nada demais nesse filme! Tudo que ele retrata, as pessoas que realmente pensam e que não são "pensadas", já devem estar carecas de saber!
- Bem, para mim, foi muito interessante ver Jesus apenas como um ser humano, tendo mulher e filhos!
- Isso já está retratado e de forma muito mais consistente no filme "A Última Tentação de Cristo". Para mim, o cristianismo há muitos anos já não me influencia... Para mim, se é que ele não passe apenas de um grande mito, Jesus foi apenas um ser humano bem intencionado, alguém que sofria e que via o sofrimento da sociedade e que ousou buscar respostas para tamanho sofrimento. O que viu partilhou!
- Você acredita que ele foi apenas um 'mito' criado para dar vazão aos interesses políticos da Igreja? Uma forma de manobra de controle para a massa não pensante?
- O que eu acredito não vem ao caso!... No entanto, a meu ver, hoje, é exatamente o papel que ela desempenha! Já já teremos mais uma missa política, por sinal, bem próximo da minha casa, para arrebanhar os fiéis que estão fugindo para outras ramificações religiosas. Qualquer ser que 'realmente' faça uso da sua massa cinzenta é capaz de ver a total falta de sentido do cristianismo, e vou mais longe, não só dele, mas como também, dos mais variados tipos de crença organizada. Penso que a crença organizada só serve para manter a população adormecida, inebriada, incapaz de fazer uso de forma inteligente da capacidade que nos distingue como humanos: sua capacidade de pensar!
- Já vi outras pessoas dizendo que um povo que pensa é um povo perigoso!
- Exatamente! É por isso que se mantém de pé o antiguíssimo "status quo". Só assim é possível manter as formas atuais da sociedade, que em nada é saudável! Essa sociedade está a cada dia que passa mais e mais apodrecida em todas as suas áreas... É como uma doença cuja vacina já existe, mas que se encontra bem escondida a sete chaves! Talvez esse seja o verdadeiro ‘código’. Como sempre digo: "a crença é uma doença que a nossa consciência prensa!" Quanto ao filme, apenas uma boa forma de conseguir bilheteria... Filmes que mostrem bastante sangue e violência já dão bastante bilheteria... Que dizer então de um filme que mostre tudo isso na pele de um Jesus? Acho que se os atores não fossem de peso, talvez, nem emplacaria... Seria só mais um filminho tipo "seção da tarde".
- Bem para mim, o que mais me chamou atenção foi o fato de conseguir vê-lo sem a menor resistência de minha parte! Você sabe muito bem da minha fé em Cristo; anos atrás, isso seria simplesmente impossível! E digo que para mim, tornou minha visão de Jesus muito mais humana! Senti que o que foi colocado ali poderia de fato ser verdade! Pude ver a parte política da Igreja e a sujeira que muitas vezes fica escondida dentro da sua estrutura com seus fortes muros...
- Se quiser ver mais, assista também um filme chamado "A Profecia Celestina"... No entanto, meu amigo, creio que mais importante não seja nada disso... Saber se a vida de Jesus é uma verdade ou não, em nada pode ajudar para que eu descubra a minha própria verdade. Discutir a possível existência de Jesus e seu modo de pensar, em nada pode me ajudar a pensar na qualidade da minha existência e de meus pensamentos! E sinto que só isso pode plenificar a minha existência. Discutir Jesus e sua vida não altera a minha vida... Só pode ter o poder de moldá-la e o que é colocado dentro de um molde não pode ser livre! Enquanto o homem pensa na vida de Jesus, não pensa na própria vida. Se Jesus viveu ou não, isso não me interessa. Sendo franco com você, Jesus não me interessa; nem Jesus, nem Buda, nem Maomé ou quem quer que seja!... O que me interessa hoje é o JR, a forma como ele está levando sua existência, a maneira como ele está fazendo para não ser crucificado pelo sistema, no modo capaz de fazê-lo ressuscitar de tanto e tantos anos de condicionamento imposto pela família e sociedade! O que me interessa é como ser livre e solto!
- Sim, isso pode ser assim para você que já está nessa caminhada há mais tempo que eu... Estou começando a pouco, mas já é um grande começo que está se mostrando muito bom para mim!
- Fico feliz por isso! Torço para que você possa o mais breve possível largar suas muletas religiosas e espirituais!
- Isso está me dando condições de ter uma nova forma de ver as coisas e isso tem sido de muito crescimento para mim! Sinto-me mais maduro!... Bem, agora tenho que desligar, pois está na minha hora de almoço! Quer almoçar?
- Vai Nessa, obrigado! A gente se fala outra hora!
- Então, até mais! Fique com Deus!
- Qual deles?



Nelson Jonas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!