Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

14 de abril de 2011

Qual seu grau de instrução?


Convencer pessoas instruídas é tarefa ingrata. Porque as instruídas já têm o domínio – ou são dominadas – pelas suas próprias instruções.Tampouco convencer as não instruídas. Porque as não instruídas detêm suas convicções inalteráveis.

Não escrevo para convencer ninguém.

Escrevo para me elucidar. Para me elaborar e ficar de bem comigo e com o mundo. E, através desta minha franqueza, possa contribuir ao esclarecimento – ainda que mínimo – dos questionamentos que afligem a outros.

De nada adianta desenvolver tratados e teses sobre as ações a serem adotadas para um convívio melhor dentro da sociedade, enquanto persistir a seguinte atitude:

eu sei o caminho que você deve tomar para ficar bem”.

Por mais instruções sobre o melhor caminho, por mais que esteja provada e aprovada a eficácia do seu caminho através do próprio exemplo, algo bastante óbvio é.... para a maioria, imperceptível de tão óbvio... que cada um trilha o seu caminho. O valor do caminho está no caminhante, e não no caminho.

A introdução de cada um em algum caminho, seja ele qual for, depende do seu grau do ‘saber’, do quanto sabe de si, do quanto está imbuído do Ser, da Presença do Ser. Isto não requer instrução nenhuma. Pode ocorrer a um analfabeto. Aliás, creio ser mais fácil esta ocorrência em pessoas com pouca instrução, pois possuem menos barreiras e menos bloqueios para ouvirem sua ‘voz interior’ - a única capaz de ofertar esta espécie de ‘saber’.

Como alguém ‘de fora’ poderia favorecer a manifestação desta ‘voz interior’ de forma autêntica e inegável?
Somente quem tem acesso a sua própria ‘voz interior’ estaria apto a tal favorecimento, devendo haver prontidão para tanto. Porque existem os que têm acesso à sua ‘voz interior’, porém não estão dispostos a contribuir com a facilitação deste acesso nos outros, tomando-o como um instrumento de poder.

Favorecer a escuta da ‘voz interior’ é o maior bem que uma pessoa pode fazer a alguém.Tomemos um exemplo. Vamos supor que queremos realizar um evento.

Existem pessoas que podem criar circunstâncias de resistência ao atendimento de nosso objetivo. Porém, ao ofertar a tais pessoas o que elas realmente querem para se aquietarem, ocorre o livramento no caminho e poderemos percorrê-lo sem ameaças e sem resistências. O mesmo pode ser feito sobre nossas inclinações internas, nossa multiplicidade de ‘eus’.

Neste ponto, é necessário fazer um alerta: não estou justificando subornos, nem fazendo apologia à corrupção, pois estaria corrompendo a mim mesmo. Ressalto, também, que não estou defendendo o pagamento de propina para tirar do caminho quem o está impedindo. Esta oferta é típica de manipuladores. Não é desta espécie de oferta a qual me refiro. Estou tentando colocar aqui, como já disse acima, um registro pessoal sobre a maneira de atuação dos diversos ‘eus’ observados por mim, e em mim. Não há a intenção de fazer nenhum ‘tratado’ sobre este tema, apesar de me esforçar ao máximo para expor da forma mais clara possível. O único ‘tratado’ nestas linhas sou eu e quem souber extrair algo daqui que possa aplicar em si mesmo.

A oferta em evidência tem base na arte de manifestar o seu grau de plenitude; sendo este, pois, um imprescindível modo de ‘tocar’ o outro, de se comunicar com o que existe de mais pleno no outro. Você oferece o que existe de mais pleno em você, seja lá em que nível esta plenitude esteja – mesmo que não esteja no grau máximo característico dos ‘iluminados’; afinal, nem eu e nem você, que está lendo estes parágrafos, estamos no grau de ‘iluminados’ – e esta sua oferta faz surgir o que há de mais pleno no outro. É simples assim. É a comunicação de minha ‘voz interior’ com a sua. Neste nível de comunicação, impedimentos são dissolvidos feito um ‘passe de mágica’.

Obtem-se, então, uma interatividade superior... superior a qualquer afronta quanto ao nível de escolaridade convencional!


Liban Raach
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!