Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

21 de abril de 2011

Sem Saída II

 Q: Peçamos então uma outra questão que não é intelectual. O que devemos fazer?

UG: [Risos] Ao longo dos séculos disseram-nos o que fazer. Por que nós estamos fazendo a mesma pergunta: "Que fazer?" O que fazer em relação a quê? O que estou enfatizando é que a demanda para uma mudança em nós mesmos é a causa do nosso sofrimento. Posso dizer que não há nada a ser mudado. Mas os professores revolucionários vêm e nos dizem que há algo lá em que você tem que fazer uma revolução radical. Então nós assumimos é que existe tal coisa como, espírito, alma ou o "eu". O que afirmo o tempo todo é que eu não encontrei nada parecido com a existência de alma ou eu.

Essa pergunta me perseguiu a vida toda, e de repente ele bateu-me: "auto-realizar não existe. Que diabos eu estava fazendo todo esse tempo?" Você vê, que bate como um raio. Uma vez que bate em você, todo o mecanismo do corpo que é controlado por este pensamento [do 'eu'] é quebrada. O que sobra é o organismo vivo tremendo com uma inteligência própria. O que nos resta é a pulsação, o ritmo, e o pulsar da vida.

"Deve haver algo mais, e nós temos que fazer algo para tornar-se parte da coisa toda." Tais demandas têm surgido por causa de nossa suposição de que fomos criados para um propósito maior do que aquele para o qual outras espécies no planeta foram criados. Esse é o erro fundamental que fizemos. Cultura é responsável pela nossa assumindo isso. Sendo assim, chegamos a acreditar que toda a criação é para o benefício do homem. O uso da natureza para os nossos propósitos criou todos os problemas ecológicos. Não é tão fácil com esses problemas. Chegamos a um ponto onde não há caminho de volta. Você pode dizer que sou um pessimista de novo.

O ponto é, provavelmente chegamos a um lugar onde não há caminho de volta. Qual é o destino da humanidade e que se deve fazer? Tudo o que nasce do pensamento é destrutivo em sua natureza. É por isso que eu digo muitas vezes nas minhas conversas e entrevistas que o pensamento, em seu nascimento, em sua natureza, na sua expressão, e na sua acção, é fascista. O pensamento está interessado em proteger-se, e está sempre criando fronteiras em torno de si. E ele quer proteger as fronteiras. É por isso que criamos fronteiras em torno de nós: nossas famílias, nossas nações, e então neste planeta. Eu estou falando o tempo todo.? Qual é sua terceira pergunta? [ Laughter ] [Risos]
 
Uppaluri Gopala Krishnamurti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!