Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

21 de maio de 2011

Eliminação do Pensamento

Interlocutor: Gostaria de saber o que o senhor realmente quer dizer com a eliminação do pensamento. Falei com um amigo sobre isso e ele me disse que é uma tolice oriental. Para ele, o pensamento é a mais elevada forma de inteligência e ação - e é indispensável. Foi o pensamento que criou a civilização, e todos os relacionamentos são baseados nele. Todos aceitamos isso...Quando não pensamos, nós dormimos, temos uma vida vegetativa ou sonhamos acordados; ficamos vazios, lerdos e improdutivos, ao passo que, quando acordados estamos pensando, fazendo, vivendo, brigando: são esses os dois estados que conhecemos. O senhor diz : é preciso estar além de ambos - além, do pensamento e da inatividade vazia. O que quer dizer com isso ? “

Krishnamurti : É muito simples, o pensamento é a resposta da memória, do passado. Quando o pensamento age, é esse passado que está agindo como memória, como experiência, como conhecimento, como oportunidade. Quando o pensamento está funcionando, ele é o passado, portanto não há vida nova; é o passado vivendo no presente, modificando ele mesmo e o presente. Portanto, dessa maneira nada há de novo na vida, e para encontrar algo novo, o passado deve estar ausente, a mente não deve estar abarrotada de pensamentos, medo, prazer e tudo o mais. Somente quando a mente está em ordem, o novo pode surgir e, por essa razão, é que o pensamento deve ficar imóvel, operando apenas quando houver necessidade - de forma objetiva, eficiente. Toda continuidade é pensamento; quando há continuidade, nada há de novo. Percebe como isso é importante ? É de fato uma questão da própria vida. Ou você vive no passado, ou vive de uma forma totalmente diferente: esta é a questão.

Krishnamurti - A Urgência da Transformação - livro de Alain Naudé, edit. em 1970
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!