Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

23 de junho de 2011

Religião não é ritual

Religião não é ritual, não é algo que você faz. Ela é algo em que você se transforma. Por isso há sempre a possibilidade de existir uma falsa religião em algum lugar na sociedade.

Uma religião falsa é quando a transformação interior foi substituída pelo ritual externo. Então você continua fazendo coisas e elas se tornam um hábito enraizado em você, mas nada é alcançado.

As pessoas vão à igreja ou ao templo, repetem as mesmas orações outra e outra vez, e nada lhes acontece. Em algum lugar do caminho elas perderam a verdadeira moeda — e substituíram-na por uma falsa.

Lembre-se disto: a religião real e autêntica se refere ao ser, não ao fazer. Ela nada tem a ver com sua vida exterior, mas com o seu centro.

Naturalmente, quando o centro muda, a periferia o acompanha, sua vida externa também muda. Mas o inverso não é verdadeiro: você pode mudar a periferia, e o centro não mudará. E você viverá uma vida de hipócrita, de hipocrisia.

Você terá uma periferia diferente do centro, não só diferente mas também exatamente oposta, contrária. E você será dividido em dois.

Osho, em "Antes Que Você Morra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!