Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

25 de julho de 2011

Este ente impessoal e transferível chamado Criatividade

Na contramão das leis do mercado financeiro e seus adeptos (pessoal e intransferível) está a criatividade.

Ela é a Usina, o manancial que, análogo a uma rede elétrica, percorre enormes distâncias até chegar à morada do indivíduo por meio de cabos. Quanto mais desimpedidas estiverem as linhas de transmissão, mais livre de impurezas se manifesta a criatividade, resultando em um modo de expressão claro, conciso e, acima de tudo, originalmente enternecedor.

A criatividade não tem hora nem lugar para se manifestar: ela permeia todas as horas e todos os lugares no aguardo de quem se guarda contra a invasão abusada e abusiva das impurezas permanentemente sugestionadas por vagalhões, por tsunamis, propagandísticos, despejando volumes exacerbados de informações – de deformações.

Tais vagalhões de desinformação começam inofensivos no ventre do oceano – tal qual a gama de instabilidades fóbicas que sujeitam a criança no ventre materno – recebendo, de forma involuntária e gradativa, em sua trajetória até a margem, acréscimo em seu potencial destruidor das predisposições amorosas.

Nascemos e crescemos sofrendo circuncisões contínuas a cada despontar de transmissão criativa. Aos poucos, as linhas de transmissão que nos conectam com a Usina da Criatividade vão sendo maculadas com centenas de fios de pipa e pares de calçados arremessados por convivas diretos (pais, irmãos, vizinhos, colegas de escola, professores e demais inseridos neste sistema).

Este crescente volume de água ao chegar em terra firme, ao querer concretizar seus planos feito o adulto em busca de realização profissional, deixa um rastro de destruição, de desafetos; pois as circuncisões do despontar criativo hostilizam as linhas de transmissão ao ponto de interromperem o fluxo com o manancial, com a Vida em sua acepção mais afetuosa: O Amor.

Então, testemunhamos as trágicas decorrências da ruptura e do esfrangalhamento da personalidade. Temos exemplos aos montes entre pessoas célebres sem lastro pscicoemocional para suportar as cobranças da notoriedade vindas com a fama. A mais recente foi a Amy Winehouse. Infelizmente não será a última.
O que aconteceu com a Amy no tocante à sensação de desconforto frente ao mundo – frente ao estado de desumanidade que vigora no mundo de hoje – está acontecendo a milhares de jovens e adultos.

Sim, o adulto civilizado, o adulto que internalizou os processos civilizatórios da sociedade ( que cresceu em instituições educacionais reconhecidas, que entrou no mercado de trabalho, que constituiu família...) é um ser que teve sua faculdade de amar paulatinamente extinta. No mínimo a teve deformada para convencê-lo a amar, ou odiar, conforme as regras.

Na origem da extinção de tantas espécies no planeta reside a mais cruel das extinções: a da nossa afabilidade natural. Portanto, ato criativo é algo em desuso. O que vemos por aí de criativo é mera aplicação diferente de uma mesma ideia, e não a manifestação original de uma ideia diferente.

Não me atrevo a dizer que o ato criativo esteja extinto, pois seria o mesmo que prever a extinção do ser humano enquanto ser creado e creador em nome da amorosidade.

Liban Raach
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!