Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

20 de julho de 2011

Para além do pensamento

Q: Um paralelo entre a sua mensagem e outros ensinamentos, especialmente a de J. Krishnamurti, é o estresse sobre a estrutura do pensamento e de sua capacidade de nos cegar. Porque o pensamento é tão importante?

UG: Porque o pensamento controla e determina todas as suas ações, que, ao mesmo tempo, não pode ele próprio ser visto pela consciência. Você pode pensar e teorizar sobre o pensamento, mas não pode perceber ou apreciar o próprio pensamento. Você e o pensamento são duas coisas separadas? Você sabe coisas sobre o pensamento, mas não conhece o próprio pensamento. O pensamento existe para além do conhecimento que você tem sobre o pensamento? Tudo que você pode dizer é: "Eu sei, eu tenho conhecimento sobre meus pensamentos, sobre as minhas experiências, sobre isto ou aquilo", isto é tudo o que você pode fazer. Independente disso, existe o pensamento? Seu conhecimento sobre o pensamento é a única coisa que existe.

Então, tudo o que existe é o conhecimento que você acumulou sobre o pensamento. Nada mais existe. Todas as coisas observadas, bem como o próprio observador, é parte desse conhecimento sobre o pensamento. Eles são pensamentos, e o "eu" é um outro pensamento. Mas não há nenhum valor individual no pensamento, não é seu, pertence a todos, como a atmosfera. Conhecimento é propriedade comum.

O que estou tentando dizer é que não há nenhum indivíduo lá. Existe apenas um certo acúmulo de conhecimento - que é pensamento - mas nenhum indivíduo. O conhecimento que você tem das coisas é tudo que você é capaz de experimentar. Sem o conhecimento nenhuma experiência é possível. Você não pode separar experiência e conhecimento. O "eu" não é nada sagrado, é a totalidade do seu conhecimento, e você está, infelizmente, preso com ele. Conhecimento é tudo o que está lá. Onde está o "eu"? Você separou o "eu" a partir do conhecimento que tem das coisas sobre você. É uma ilusão.

Da mesma forma, a iluminação não tem existência independente para além do seu conhecimento que você tem sobre ela. Não há iluminação em tudo. A idéia de iluminação está amarrado com a mudança, mas não há nada para mudar.  Mudança admite tempo, mudança sempre leva tempo. Para mudar, para eliminar uma coisa e substituí-la por outra, leva tempo. O que você é agora e o que você deve ser estão ligados entre si pelo tempo. Você vai ser iluminado AMANHÃ...

Vamos tomar isso como um exemplo. Você quer ser iluminado, você quer ser "altruísta", você é isso, você quer ser aquilo. A diferença entre os dois é preenchido com o tempo, posto lá para fazer a pergunta repetitiva: "Como?" Sua iluminação ou altruísmo é sempre amanhã, não agora. Assim o tempo é essencial, e tempo é pensamento. Pensar não é ação, mas apenas querer. Você não está pronto para fazer alguma coisa, apenas meditar, que é só pensar. Sua estrutura de pensamento, que é você, não pode conceber a possibilidade de algo acontecer, exceto no tempo. Esta lógica escapista também é aplicada para todas as questões espirituais, apenas o tempo é maior. Isso acontece em uma vida futura, ou talvez no céu, de qualquer forma , amanhã. E assim como se não houvesse amanhã nesses assuntos, então seu ponto de referência, o presente, não existe. Onde não existe? No pensamento, que é o passado. Não há nenhuma questão de iluminação e altruísmo "agora", porque não há "agora", somente a projeção do presente para o passado.

Você nunca viu uma árvore, apenas o seu conhecimento que você tem sobre árvores. Você vê o conhecimento, não a árvore. Seu interesse sobre altruísmo é motivado pelo passado. Motivação é uma atividade auto-centrada. Quanto mais você fizer, mais você se torna egoísta. O seu desejo de ser iluminado ou altruísta é uma coisa muito egoísta. Você não quer liberdade, nem quer que outros sejam livres, você quer "liberdade" para você. Com uma abordagem como essa, como que diabos você vai ser livre? Você não vai ser livre.

Uppaluri Gopala Krishnamurti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!