Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

23 de julho de 2011

Viciados em Petróleo


O petróleo é o combustível de maior uso doméstico, mas um de seus grandes inconvenientes são os resíduos gerados por sua combustão: partículas, CO2, SOx (óxidos de enxofre), NOx (óxidos nitrosos), etc. Estes resíduos contribuem enormemente para a poluição e a contaminação ambiental, além de ser insolúveis em água e, portanto, mais difíceis de limpar. Este fato faz com que o petróleo e outros dejetos, quando despejados em locais não adequados para recebê-los, causem um impacto profundo nos ecossistemas, afetando a fauna e a flora do local atingido.

Quase a metade do petróleo e derivados industriais que são jogados no mar são resíduos que afetam as cidades costeiras. Lamentavelmente, muitos consideram os oceanos como uma "lixeira" barata na hora de se desfazer de substâncias poluentes. Outros derramamentos se devem a acidentes sofridos por grandes navios petroleiros, que por negligência transportam o combustível em condições inadequadas. Os derramamentos de petróleo representam uma das maiores causas de poluição oceânica, ocasionando grande mortandade de aves aquáticas, peixes e outros seres vivos dos oceanos, alterando o equilíbrio do ecossistema. Nas regiões afetadas, a pesca, a navegação e o aproveitamento das praias para fins recreativos tornam-se impossíveis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!