Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

30 de agosto de 2011

Apenas seja total


Amado Osho,
Eu percebi hoje de manhã, enquanto você falava que eu era um lutador (... mas eu não sei fazer nada além de lutar), que desafortunadamente eu sou um lutador orgulhoso - e o que é pior, que adoro lutar. Eu adoro erguer-me diante da tempestade mais forte e rir. É uma grande alegria. Eu não gosto de estender-me ao sol e fundir-me. E, contudo, por trás da minha mente, o meu coração anseia profundamente por isso (fundir-se). Ele anseia, mas nunca parece ter ao menos uma chance de luta. Como eu posso salvar o meu ser?

Não há nenhum problema nisso.

Se você sente que é um lutador, se você se diverte lutando, não apenas isso, se você sente-se orgulhoso de ser um lutador... - então relaxe. Lute totalmente! Então não lute contra a sua natureza lutadora. Esta será uma entrega para você.

É perfeitamente belo erguer-se diante da mais forte tempestade e rir. Não se sinta culpado. Apenas tente compreender uma coisa: quando eu digo "entrega", eu não quero dizer que você deva mudar algo. Eu simplesmente quero dizer que, seja o que for que você seja, apenas permita-o em sua totalidade.

Seja um lutador com todo o seu ser e, nessa totalidade, você descobrirá a fusão do coração. Essa será a recompensa por você ser total. Você não tem de fazer algo pela recompensa - ela vem por si própria. Apenas seja total em qualquer coisa que você sinta que ama, da qual você se sinta orgulhoso - simplesmente seja total naquilo. Não crie uma divisão. Não fique mais ou menos; não seja parcial.

Se você for total, um dia - erguendo-se contra a mais forte tempestade, rindo - você subitamente sentirá o seu coração fundindo-se no sol. Isso virá a você como uma recompensa.

O homem cria problemas sem necessidade. Eu quero que vocês compreendam que não há nenhum problema na vida, exceto aqueles que vocês criam. Tente ver: o que quer que lhe pareça bom é bom. Então siga o caminho todo. Mesmo que o mundo todo seja contra aquilo, não importa. E se você foi total e inteiro, será decidido pela recompensa.

Se você começar a sentir em um certo ponto uma súbita fusão, então você saberá que não se enganou, que foi sincero, verdadeiro - que agora é realmente o ponto onde você pode ficar orgulhoso.

Osho, em "Além da Psicologia - Discursos no Uruguai"
Publicado no blog palavras de Osho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!