Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

29 de agosto de 2011

O pensamento pode originar mudança?

O pensamento pode dar origem a uma mudança vital? Até agora temos confiado no pensamento, não é verdade? A revolução política, da direita ou da extrema esquerda, resulta do pensamento. Pode o pensamento mudar fundamentalmente o homem, mudar você e a mim? Se você disser que pode, então precisa enxergar todas as implicações – que o homem é produto do tempo, que nada há além do tempo, e coisas assim. Então, se desejo efetuar uma mudança fundamental em mim mesmo, posso confiar no pensamento como instrumento para realizar tal transformação? Ou só pode haver uma mudança fundamental quando houver o findar do pensamento? Meu problema, então, é experimentar, descobrir, e só posso descobrir mediante autoconhecimento, mediante o conhecimento de mim mesmo, observando, ficando alerta nos momentos em que estou desprevenido. É só quando começo a compreender o processo do meu próprio pensamento que posso descobrir se há ou não há possibilidade de uma mudança fundamental; até que isso se dê, a mera afirmação de que posso ou não posso mudar é de pouca significação.

Krishnamurti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!