Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

8 de novembro de 2011

Não siga o caminho da multidão

how turn on Fuck and be happy
Não se importe muito com o que os outros pensam. Se você se importar com as outras pessoas e com o que elas irão pensar, nunca poderá transformar a si mesmo. Então você será apenas um escravo das opiniões alheias. E eles não permitirão, de jeito nenhum, que você vá além deles. Eles podem permitir apenas que você seja como eles, nunca diferente deles. 

Se você quiser transformar a si mesmo, lembre-se, você estará indo além da multidão, além da sociedade. Não há outra maneira. Se você estiver interessado em transformar a si mesmo, estará indo além da mente da multidão, além da mente coletiva. Mas isso é um problema apenas no começo. 

Se você prossegue com as meditações sem ficar preocupado com o que as pessoas dizem... Na pior das hipóteses, eles podem dizer que você ficou louco. E não estão errados! Você está ficando louco!Você está usando a loucura como um método: Mas se você puder continuar ao menos por três meses, eles começarão a ver muitas diferenças em você. Algo novo está acontecendo a você. 

Espere três meses, e eles terão que mudar de opinião. Então virão pedir conselhos a você, porque ales estão loucos também e você está se tornando mais sadio; a loucura está desaparecendo. Seus olhos estão mudando; estão se tornando mais silenciosos. Sua atitude, seu comportamento, seu relacionamento, tudo está mudando. Você tem menos raiva agora, menos ódio, menos ciúmes; está mais amoroso, mais compassivo, mais pacífico. Eles sentirão isso. E apenas esse sentimento mudará a opinião deles. 

Espere o momento certo. Agora, eles podem pensar que você está louco. Deixe-os pensar; não faz diferença. Basicamente, eles já pensam que você é louco. Ninguém pensa o melhor a respeito de você porque ninguém pensa assim com relação a ninguém, a não ser consigo mesmo.

Qual é a sua opinião a respeito de seus vizinhos? Qual é a sua opinião a respeito de sua esposa? Qual é a sua opinião a respeito do seu marido? Lá no fundo, todo mundo sabe que o outro é neurótico. A esposa sabe que o marido é um tanto louco, neurótico, e o marido sabe que a esposa é louca, e está pensando em mandá-la para algum psicanalista. É isso que todo mundo pensa a respeito dos outros. E todo mundo está certo, porque estão todos loucos. 

Não fique muito preocupado com os outros. Você pode se tornar um indivíduo apenas se você for além da opinião alheia, se você seguir o seu próprio caminho, sem ficar aborrecido com o que os outros pensam. Só assim você se tornará um indivíduo. 

A palavra "indivíduo" é bela. Significa "indivisível". Se você seguir a multidão, será sempre fragmentado, dividido. Você não pode se tornar uma unidade porque a multidão é muito grande. 

(...)

Se você seguir a multidão, ficará neurótico, fragmentado, porque a multidão é muito grande e cada um está puxando você para a sua própria direção, para o seu próprio caminho. Você tem muitas direções em sua mente, em seu ser, muitos puxões. Você é fragmentado. Esqueça a multidão. Não permita que ninguém puxe ou empurre você. Você é um indivíduo, uma unidade livre. 

Permaneça autêntico consigo mesmo e, cedo ou tarde, a multidão reconhecerá a mudança, a transformação, a mutação que ocorreu em você. Então eles o seguirão. Então eles virão pedir o seu conselho. 

Este é o caminho da multidão. Primeiro vão censurá-lo. Se você insistir, em segundo lugar eles vão tolerar você. E se você insistir mais ainda, em terceiro lugar eles vão adorar você. É isto que acontece sempre. Portanto, não se preocupe.

Osho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!