Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

19 de novembro de 2011

Vingança?


Nenhum homem purificado pelo conhecimento da verdade sobre si mesmo se sente ofendido por atos, palavras ou opiniões injustas dos outros, porque sabe que essas ofensas não atingem o seu verdadeiro Eu Divino, senão apenas o seu falso eu humano. Sabe que nenhum mal que outros lhe fazem lhe faz mal, porque não o faz mau.

Se alguém ofende o paletó ou a blusa que visto, não me ofende a mim, porque eu não sou o paletó nem a blusa; isto é algo que eu tenho, mas não o que eu sou. Da mesma forma, quem ofende o ego da minha persona – que quer dizer “máscara” – não me ofende a mim, porque eu não sou essa máscara da personalidade. Eu sou a minha Divina individualidade, que é absolutamente invulnerável pelo lado de fora, pelas adversidades da natureza ou pelas perversidades do homem! Quem me pode ofender é só aquele que está do lado de dentro, isto é, o meu ego humano. Quem vulnera o Eu é o ego; quem peca contra a Divina individualidade do Eu é a humana personalidade do ego.

 Huberto Rohden
(Extraído de “O Sermão da Montanha”, pág. 88) 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!