Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

12 de dezembro de 2011

O erro de acreditar prematuramente que se tenha chego à iluminação



Este livro não é meu livro, ou pelo menos não é só meu. O que o leitor encontrará nestas páginas é uma ampla análise do tema referente "ao erro de acreditar prematuramente que se tenha chego à iluminação", baseado em entrevistas pessoais com uns trinta destacados mestres espirituais, com praticantes espirituais de larga experiência e prestigiados intelectuais e psicólogos, assim como na investigação de dezenas de outros mestres espirituais, tanto antigos como contemporâneos.

A realidade da situação atual da espiritualidade no Ocidente é a de uma grave distorção, confusão, fraude e uma fundamental falta de educação. Não existe um contexto cultural no Ocidente que nos permita entender o grande fluxo de informação espiritual, repleta inclusive nos jornais e revistas mais populares e nos programas de televisão. Ainda que a rápida ascensão em popularidade da espiritualidade contemporânea no mundo ocidental está introduzindo mais do que nunca pessoas nas ideias e ideais espirituais, a possibilidade de algo mais que um superficial romance com Deus possui um valor muito limitado se tais ideias e ideais não se entendem a partir de uma perspectiva educada, considerada com profundidade e cuidadosamente examinada e contrastada.

A questão da iluminação é um dos lugares onde se concentra maior ingenuidade, ignorância, autoengano e confusão dentro da espiritualidade contemporânea. Em segundo lugar, muito próximo da iluminação se acha a categoria de experiências "místicas" ou "espirituais". Como cultura, apenas entendemos que são, que significam, que implicam e o que poderia se esperar delas. É destes temas e da grande rede de considerações dhármicas que lhes rodeiam de que se ocupa este livro.

Em minha opinião, a ignorância coletiva a respeito do assunto da alegada iluminação é um grave perigo para quem deseja sinceramente aprofundar sua conexão com a realidade. Por uma parte, para a maioria dos que embarcam na busca da verdade não existe um perigo que ameace a vida. Há algum ocasional Jim Jones ou Charles Manson que aparece no cenário espiritual e supõe um perigo físico para as vidas dos estudantes a que pretendem estar salvando. Porém, estes exemplos são de escassa importância em comparação com a maioria das escolas e os mestres espirituais que não apresentam risco de dano físico para seus estudantes. Longe do extremo do perigo físico há, não obstante, muitas encruzilhadas no caminho onde resulta ser possível cair estagnando em certo nível do desenvolvimento espiritual, preso em ilusões criadas tanto por si mesmo como pelos demais, e em última instancia pode se enganar acerca do próprio elevado potencial em tanto que ser humano. Há pessoas que se estagnam em tais encruzilhadas às vezes durante semanas ou meses e às vezes durante anos e inclusive durante toda uma vida ou mais.
Quem sabe há um grande quadro que diz: “Todo o mundo volta a seu lugar de origem, tudo constitui uma lição, e todo é como deveria ser”. E provavelmente é assim. Porém eu creio que parte da "perfeição" do grande quadro inclui o processo de examinar nossas áreas de ignorância, de erro e nossas debilidades humanas, e a continuação dar os passos necessários para nos educar no que diz respeito a estas áreas. Ao fazê-lo nos convertemos em companheiros responsáveis de nosso próprio despertar.

A quem foi pedido que participasse neste projeto, o foi escolhido tendo em conta a integridade que haviam demonstrado em suas vidas, impressão que me havia sido dada mediante um seguimento de seus escritos durante muitos anos, através do encontro com seus estudantes, e em alguns casos como resultado de uma continuada relação pessoal com eles. Todos estes indivíduos tem dedicado suas vidas totalmente à Verdade, seja que já a mostrem, a estudem ou a sirvam. As fontes impressas do material se acham nas notas ao pé da página. Quando isto não ocorre, o material atribuído aos distintos instrutores procede das entrevistas tidas com eles e não se encontra publicado em nenhum outro lugar.

Sinceramente, tenho me sentido humilde em ocasiões profundamente impressionada pela profundidade do conhecimento que ia apresentando-se no curso das entrevistas e da investigação que aqui se apresenta. “A verdade é uma”, se diz, porém as expressões da verdade são ilimitadas. A verdade é também evidente, uma vez descoberta. Conversei com os mestres e sábios de nossos dias só para poder aapresentar ao leitor as verdades espirituais que são óbvias, porém, das quais geralmente não somos conscientes. Todos falam da mesma Realidade objetiva, porém, de lições aprendidas como resultado da relação íntima e muito pessoal de cada um com essa Realidade. Portanto,  neste livro se incluem pontos de vista sobre o erro de acreditar-se prematuramente iluminado desde as perspectivas judia, hindu, budista, baul, católica e sufi, por citar umas peças, por aqueles que se consideram a si mesmos mestres, rabinos, instrutores, guias e discípulos. Espero que haja algo neste livro que faça soar uma nota da verdade em cada um de seus leitores.

Neste livro se encontrará um corpo substancial de dados procedentes de meu próprio mestre Lee Lozowick. Minha adesão e meu respeito pelo corpo doutrinal que ele representa ter configurado, não cabe dúvida, ao contexto não que se situa no brilho das palavras dos outros instrutores incluídos neste volume. Encontrei sua obra só depois de anos de desiludir-me com uma grande quantidade de pseudo-gurús, xamãs e mentores, assim como depois de estudar com instrutores sinceros, mas que não podiam oferecer-me tudo o que buscava.

Os leitores se encontrarão também frente a diferenças no modo em que os distintos mestres conceituam seus ensinamentos e discrepâncias na maneira de abordar este assunto. Em alguns casos não passa de ser uma questão terminológica (por exemplo, um mestre utiliza o termo "iluminação", outro "liberação"; um fala do “eu” como sendo a realidade última, enquanto que outro identifica o “eu” com o ego.) Em outros há claras diferenças em sua perspectiva. Aqui se apresentam muitos pontos de vista. Instrutores e mestres com décadas de experiência tem compartilhado sua sabedoria e não tem tentado "corrigir" aparentes contradições, tão só apresentar distintos ângulos acerca da questão das prematuras pretensões de haver alcançado a iluminação. As perguntas que provavelmente surgirão a partir das concepções que às vezes podem parecer informação contraditória convidam a considerações importantes por parte dos estudantes espirituais sérios, e tentar impor ao leitor minhas respostas a estas perguntas seria um desserviço.

Este não é um livro de respostas. Como provavelmente descobrirão por vocês mesmos, ao mergulhar nas turbas águas da presunção de iluminação, nos achamos frente a algumas grandes perguntas. Para poder compreende-lo com clareza requer-se uma investigação em um contexto mais amplo do conhecimento e das perspectivas do desenvolvimento espiritual. Para abarcar a amplitude do tema, dividi este livro em cinco partes.

A parte I, “A iluminação e a experiência mística”, oferece um primeiro fundamento para a consideração deste tema, analisando o que se quer dizer com ideias como "presunção de iluminação" e em geral com a ideia de "iluminação". Analisa o que motiva as pessoas a buscar a iluminação e o que se entende pela noção de experiência mística.

A parte II, “Os perigos da experiência mística”, examina a tendência do ego a distorcer e desfigurar o dharma espiritual e as experiências. Os assuntos tratados incluem o materialismo espiritual, o despertar espiritual, a inflação do ego, e a confusão da experiência mística com a iluminação.

A parte III, “A corrupção e suas consequências”, se centra na natureza do poder e a corrupção. Examina a mutua participação tanto do estudante como do instrutor na criação de uma pressuposição prematura ou falsa de iluminação e as consequências de empreender uma função magisterial baseada em tal pressuposto.

A parte IV, “Caminhando por um campo de minas: como prevenir os perigos do caminho”, apresenta um resumo prático da maneira mediante a qual os praticantes sérios podem aprender a evitar as armadilhas da falsa iluminação. Os temas analisados incluem a questão de comprovar a iluminação, a purificação e a integração, e a necessidade das três joias do Buda: o mestre, o ensinamento e a comunidade espiritual.
Finalmente, a parte V, “Desilusão, humildade e começo da vida espiritual”, considera em que consiste realmente a vida espiritual, uma vez que foi explorado nas partes previas o que esta não é.

Meu objetivo é plantar estas questões, não resolvê-las. O campo da espiritualidade autêntica é tão multidimensional e multifatorial, e os possíveis enganos tão sutis e frequentes que não podemos aspirar mais que aprofundar cada vez mais em nossa própria prática espiritual com a proteção oferecida por estas perguntas, considerando o que se apresenta na medida em que sejamos capazes e aplicando-o o melhor que possamos a nossas próprias vidas.

Assim pois, apresento ao leitor esta colição de "pepitas de ouro" espirituais, extraídas diretamente das minas de ouro da sabedoria espiritual vivente que todavia existe em forma corpórea, e a ofereço confiando em que permita ao leitor apreciar seu extraordinário valor. É trabalho de todos nós, seja qual seja a etapa de evolução espiritual em que nos achemos, tentar abrir nossos olhos à verdade de nossas vidas. Ao fazê-lo, nos responsabilizamos do inapreciável presente que nos foi dado pelo fato de nosso nascimento e por nosso encontro com os grandes ensinamentos da espiritualidade. É um modo de mostrar gratidão ao aplicar este presente a nossas vidas e permitir que os frutos da transformação resultante sejam de valor para outros.
Vitoria ao Mestre.

MARIANA CAPLAN
Prescott, Arizona 1998


Fonte: Introdução à 1ª edição do Livro: A Mitad de Camino - La Falácia de la Iluminación Prematura - Mariana Caplan - Editorial Kairós
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!