Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

31 de dezembro de 2011

O estado místico e a emotividade


Um outro aspecto do estado místico é a emoção. Francis Younghusband observa, em Modern Mystics, que a experiência mística leva a "emotividade a um grau inacreditável para aqueles que nunca a testemunharam..." Ele, porém, prossegue: "Na verdade, não deveria haver nenhuma objeção à forte emoção em si mesma. (...) Nenhum amor pela beleza ou nenhum amor de uma mãe por seu filho poderia ser sentido com uma intensidade tão profunda. O fato de que o estado místico é um estado altamente emocional deve, portanto, ser aceito".

O estado místico, por conseguinte, está além das palavras e é altamente emocional. Mais do que isso, o princípio unificador que atua na iluminação dissolve as categorias semânticas aprendidas referentes ao "pensamento" versus "sentimento" e à "razão" versus "emoção". No estado místico, o intelecto e a intuição se fundem. Há uma fusão do insight com o instinto, que resulta numa nova condição do ser. Essa condição não é o estado desinteressado e eufórico comumente citado como "estar alto" ou "viajando". Pode-se dizer que essa condição é holística; ela envolve todo o organismo. Para aquele que vivencia a libertação, a compreensão lhe chega através da utilização de todos os canais da sensação e da percepção. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!