Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

13 de janeiro de 2012

As pessoas não desejam mudar


Todos os tipos de condicionamento são venenos. Considerar-se como um hindu é considerar-se em oposição à humanidade. Considerar-se como alemão, como chinês, é considerar-se em oposição à humanidade, é considerar-se em termos de inimizade, de não-irmandade.

Considere-se apenas como um ser humano. Se você tiver alguma inteligência, considere-se apenas como um simples ser humano. E, quando a sua inteligência crescer um pouco mais, você abandonará até mesmo o adjetivo "humano"; você se considerará apenas como um ser. E o ser inclui tudo — as árvores, as montanhas, os rios, as estrelas, os pássaros, os outros animais...

Torne-se maior, torne-se colossal. Por que você está vivendo cm túneis? Por que você está se arrastando em pequenos buracos negros? Mas você acha que está vivendo em grandes sistemas ideológicos. Você não está vivendo em grandes sistemas ideológicos, pois não existem grandes sistemas ideológicos. Nenhuma idéia é grande o suficiente para conter um ser humano; o ser não pode ser contido em nenhum conceito. Todos os conceitos mutilam e paralisam.

Não seja um católico e não seja um comunista; seja apenas um ser humano. Esses são todos venenos, são todos preconceitos. E, através dos tempos, você foi hipnotizado por esses preconceitos. Eles se tornaram parte de seu sangue, de seus ossos, de sua medula. Você precisará estar muito alerta para se livrar de todos esses envenenamentos.

Seu corpo não está tão envenenado quanto está a sua mente. O corpo é um fenômeno simples, ele pode ser facilmente limpo. Se você come alimentos não-vegetarianos, isso pode ser interrompido; não e uma grande coisa. E, se você parar de comer carne, em três meses seu corpo estará completamente livre de todos os venenos criados por alimentos não-vegetarianos. Isso é simples; a fisiologia não é muito complicada.

Mas o problema surge com a psicologia. Um monge jainista nunca come nenhum alimento envenenado, nunca come nada não-vegetariano, mas sua mente está poluída e envenenada pelo jainismo como ninguém mais.

A liberdade real é a liberdade de qualquer ideologia. Você não pode simplesmente viver sem nenhuma ideologia? É necessária uma ideologia? Por que uma ideologia é tão necessária? Ela é necessária porque o ajuda a permanecer burro, é necessária porque o ajuda a permanecer não-inteligente, é necessária porque o abastece com respostas prontas e você não precisa encontrá-las por si mesmo.

Uma pessoa realmente de inteligência não se apegará a nenhuma ideologia — para quê? Ela não carregará um fardo de respostas prontas. Ela sabe que tem inteligência suficiente, de modo que seja qual for a situação que surja, será capaz de responder a ela. Por que carregar um fardo desnecessário do passado? Qual é o sentido de carregá-lo?

E, na verdade, quanto mais você trouxer o passado, menos será capaz de responder ao presente, porque o presente não é uma repetição do passado; ele é sempre novo — sempre, sempre novo. Ele nunca é o velho; às vezes ele pode aparentar ser o velho, mas não é, pois existem diferenças básicas.

A vida nunca se repete; ela é sempre fresca, sempre nova, está sempre em crescimento, sempre investigando, sempre indo a novas aventuras. Suas velhas respostas prontas não o ajudarão. Na verdade, elas o atrapalharão, não permitirão que você perceba a nova situação. A situação será nova, e a resposta será velha.

É por isso que você parece tão burro na vida, mas permanecer burro parece ser mais fácil. Ser inteligente necessita de esforço, ser inteligente significa que você precisa crescer, e o crescimento é doloroso. Ser inteligente significa que você precisa estar continuamente alerta e consciente; você não pode ficar entorpecido, não pode viver como um sonâmbulo.

E ser inteligente tem também alguns perigos a mais. Ser inteligente é muito difícil, pois você precisa viver com a multidão de burros. Viver com cegos e ter olhos é uma situação perigosa; eles fatalmente destruirão seus olhos. Eles não podem tolerá-lo, pois você é uma ofensa.

Daí Jesus ser crucificado, Sócrates ser envenenado, Al-Hillaj ser esquartejado, Sarmad ser decapitado. Essas foram as pessoas mais inteligentes que andaram sobre a terra, e como nos comportamos com elas? Por que um homem da inteligência de Sócrates precisou ser morto? Ele se tornou intolerável, sua presença se tornou uma tal ofensa... Olhar em seus olhos significava olhar no espelho. E você é tão feio que, em vez de aceitar o fato de que é feio, o curso mais fácil é destruir o espelho e se esquecer de tudo sobre a feiúra e começar a viver novamente no velho sono de que é a pessoa mais bela do mundo.

Destruímos Sócrates porque ele era um espelho. As pessoas decidiram que era melhor continuarem medíocres, pouco inteligentes...

(...)

Há uma lógica sutil nisso: as pessoas não desejam mudar. A mudança é árdua, é difícil.

Osho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!