Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

29 de janeiro de 2012

A poderosa corrente do silêncio

Krishnamurti medita com Nandini: 

“Krishnamurti deixou a Índia em meados de Março de 61, mas alguns dias antes da sua partida Nandini encontrou-se com ele na privacidade do seu quarto, em Bombaim.

Krishnamurti permanecia sobre a cama numa postura de pernas cruzadas, e ela sentou-se numa esteira estendida no pavimento, próximo dele. De súbito, a meio da conversa, ele deteve-se, costas muito eretas, imóvel, de olhos fechados, e ela sentiu como que uma maré de súbita corrente de silêncio que se derramava sobre aquela dependência, a banhar-lhe o corpo enquanto lhe penetrava os poros da pele, e a saturava. Acabou por ficar completamente imóvel e inativa. Desconhece quanto tempo durou esse estado mas, a certa altura escutou, a voz de Krishnamurti e retomou consciência do meio. Tinha conseguido a força suficiente para sustentar essa estrondosa corrente de silêncio, como posteriormente comentou.” 
(...)

‎"Os centros (de energia) que eclodiram em Ooty (Ootacamund) estão de novo a operar sem a menor qualquer suspeita, mas além disso ocorrem várias coisas inexplicáveis. É de tal modo extraordinário que as palavras soam completamente fúteis. Os dias parecem demasiado curtos e é como se estivesse a viver mil anos num dia. Mantém-te viva e consciente e não deixes que coisa nenhuma suprima essa chama. Não permitas que nem um só pensamento se evada sem observar a sua proveniência, os seus motivos e significado. Mantém-te desperta".
(...)

"À medida que a mente tende a tornar-se mecanizada muito importa que destruamos os padrões habituais de comportamento e sentimento, de modo a sermos capazes de obter consciência de todo o movimento do pensar, observando-o sem cessar, e sem jamais permitirmos que os humores saiam fortalecidos nem que o organismo atrofie a clareza da mente. Não deixes a chama esbater- se nem permitas que a fumaça dos acontecimentos diários a obscureça. De um modo deveras surpreendente aquelas ocorrências de Ooty estão a surgir de novo, sem que ninguém tenha sequer a mais pequena suspeita. É algo bastante forte. As 'minhas energias' * estão a operar com toda a sua potência. Estou bastante surpreendido com o fato".
(...)

‎"Não te deixes afetar pela mediocridade nem pelos acontecimentos de caráter irrisório. Procura ter intensidade de percepção e não permitas que essa chama esmoreça. Por aqui tudo vai bem. Os 'centros' estão a operar com fulgor e intensidade, mas também de uma forma dolorosa".
(...)

‎"Estive com Radhica, que me pareceu encontrar-se de saúde, e mantive com ela uma longa conversa. A vida é tão curta e há tanto por descobrir – interior e não exteriormente! Existem vastas regiões ainda por explorar, por isso não deixes que se passe um dia sem descobrires algo. Deixa-te conduzir a esse estado de júbilo interior e aí as coisas exteriores tomarão conta de si mesmas".
(...)

‎"Deves estar recordada daquela estranha energia que se fez presente no quarto, e de que fizeste nota, dois dias antes de viajar. temos de ser tremendamente 'fortes' para conseguirmos suportar essa energia. Tu mesma empregaste justamente esse termo. Estavas certa. Isso voltou a acontecer; os 'centros' estão de novo em atividade. Não te deixes enredar pelos acontecimentos; Procura ter uma consciência profunda dos pensamentos e dos sentimentos, sê direta e recorre à clareza da simplicidade".
(...)

‎" O medo destrói e corrompe toda a percepção e a dignidade e entorpece a mente. Procura perceber isso e mantém um espírito aberto; não arranjes desculpas para o não fazer. Avança de modo inelutável; procura obter consciência de todo o temor e põe-lhe termo. Não deixes que permaneça contigo nem por um só minuto. Onde existir medo, inveja e apego não poderá haver inocência. Toma consciência disso com ardor. Os chakras de Ooty têm estado a operar".
(...)

‎"similares aos de Ootacamund e no entanto diferentes pela ausência de dor intensa. No entanto os estados de benção e o pressentimento de uma presença a seu lado voltariam a surgir nos passeios que dava, quando permanecia em casa, durante o estado de vigília, ou ainda ao despertar, após uma noite bem dormida". Ela pressentia uma presença do 'sagrado' a apossar-se dele e a circundá-lo e fez referência a certas alterações que o rosto assumia e a uma percepção ou sensação simultânea de vazio e plenitude. Durante todo esse tempo ele continuava a dispensar conferências em Saanen. Parece que toda a separação entre esses estados e a sua vida diária se tinha desvanecido. (Vanda Scaravelli descreveu esses estados de consciência alterada experimentados na altura em que ele se hospedava em Chalet Tanegg)
(...)

‎"Decorrida apenas meia hora de voo, após termos largado de Bombaim, o céu apresenta-se de um azul tão profundo,intenso e claro, com uma suavidade que até nos dá vontade de chorar; a certa altura o azul, de tão intenso, apresentava-se quase negro. Voávamos tão alto e o avião avançava tão rápido,que aquele vastidão do horizonte, com o mar lá em baixo, levava-nos a sentir uma inexplicável sensação de paz. E lá estava a abóbada do céu, de um azul intenso e sem ponta de nuvens. Lá longe, no horizonte, esse azul dava lugar a uma tonalidade de um verde suave. Era uma visão verdadeiramente encantadora. No habitáculo estava fresco, um pouco frio até, mas isso só ajudava a reavivar-nos após todo o calor que sentíramos anteriormente. Levou-me algum tempo a recobrar a consciência, razão porque lamento se fui causa de algum incomodo no final. Quando chegamos, fazia um dia claro e aprazível, que logo acabou por se tornar frio e chuvoso".
(...)

‎"Esta moleza que sinto deve ter sido ocasionada por demasiado descanso e ter ficado sem fazer nada, razão porque agora o corpo se encontra fatigado. Espero que te encontres de saúde. Não faças exercícios sob tensão, porque nesse caso não poderão ser executados adequadamente. Presta atenção que as coisas encaminhar-se-ão por si mesmas. Não te acomodes mas procura manter a chama acesa. Tem decorrido tudo de um modo completamente estranho, mas a despeito disso não te deixes perder com trivialidades nem deixes que isso te exaure as energias mas procura manter-te desperta e vigilante."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!