Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

2 de fevereiro de 2012

Auto Investigação Quem Sou Eu? (parte 3)

AUTO-INVESTIGAÇÃO
RAMANA MAHARSHI
TÉCNICA DE MAHA-YOGA-VICHARA
QUEM SOU EU?


Instruções de Bhagavan Sri Ramana Maharshi - Tradução da versão revisada do original em Tamil publicada por T.N. Venkataraman, Presidente Sri Ramanasraman em Tituvannamalai em 1957)

CAPÍTULO 5

Absoluto - O Ser Supremo é o Ser


Neste capítulo é explicado que a forma do Ser é a forma de Deus, e que Ele tem a forma de "EU", "EU".

1 - O princípio universal subjacente à relação entre as idéias "dentro" e os objetos "fora" constitui o verdadeiro significado do termo "mente". 

Segue-se daí que o corpo e o mundo, que parecem externos ao indivíduo, são apenas imagens mentais. É o Coração exclusivamente que se manifesta em todas as formas. No âmago do onímodo¹ Coração, ou seja, no espaço da mente pura, existe o autoflamejante "EU" brilhando eternamente. Como é manifesto em todos, é chamado, também, de a Testemunha Onisciente ou Quarto Estado. 

Esse Espaço infinito é a Realidade conhecida como o Supremo Espírito, ou Ser, que brilha sem egoísmo como Consciência dentro do "EU", como o Único em todos os indivíduos. 

Medite nisso: Além do Quarto estado só existe Espaço da Consciência Absoluta, imanente em tudo, que refulge dentro e fora da iluminação do Quarto Estado, à semelhança do espaço que impregna tanto o imo azul de uma chama luminosa, como também o infinito além dela. O verdadeiro Estado é o que brilha em todas as partes, visto que o espaço inclui e transcende a chama.

Nenhuma atenção especial deverá ser prestada à luz. É suficiente que se saiba que o Estado Real é o Estado livre do ego. O fato de que todos apontam com um gesto para o peito, ao se referirem a si próprios, é prova bastante de que o Absoluto reside como o Ser no Coração. 

O Sábio Vasishtha diz também que procurar o Ser fora de nós próprios, ignorando que Ele refulge ininterruptamente como "EU" "EU" dentro do coração, é semelhante a jogar fora uma joia celestial de valor inestimável em troca de um seixo faiscante. Os Vedantinos² consideram um sacrilégio confundir as deidades concebidas tais como Ganapati, Brahma, Vishnu, Rudra Maheswara e Sudasiva³ com o Creador Único, o Sustenedor e Absorvente Ser Supremo. 
__________
¹ - [Do lat. omnimodu.]
Adjetivo.

1.
Que é de todos os modos; que abrange todos os modos de ser; que abrange tudo.
2.
Que não tem restrições; ilimitado

² - Os aderentes de uma Filosofia indiana que postula Uma Suprema Realidade e repudia os nomes e formas de tudo o mais como ilusão. 

³ - Ganapati é o filho de Rudra. Brahma é o Deus da Criação. Vishnu da Preservação. Rudra ou Siva, da destruição. Maheswara, do véu universal. Sadasiva é a Deidade cuja graça remove o véu universal de Maya. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!