Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

3 de fevereiro de 2012

Pode a mente vulgar tornar-se sensível?

Preste atenção à pergunta, o significado que existe atrás das palavras: Pode a mente vulgar tornar-se sensível? Se digo que minha mente é vulgar, e trato de tornar-me sensível, o esforço mesmo de tornar-me sensível, é vulgaridade. Por favor, veja isto. Não se sinta perplexo, observe-o. Enquanto que, se reconheço que sou vulgar, sem tratar de mudar isso, sem procurar tornar-me sensível, se começo a compreender o que é vulgaridade, se a observo em minha vida cotidiana, se observo meu modo voraz de comer, o modo rude como trato as pessoas, o orgulho, a arrogância, a grosseria de meus hábitos e pensamentos, então, essa mesma observação transforma o que é. De igual modo, se sou estúpido e digo que devo tornar-me inteligente, o esforço de tornar-me inteligente é tão só uma forma ampliada de necessidade, uma vez que o importante é compreender a loucura. Por muito que possa tratar de tornar-me inteligente, minha loucura haverá de continuar. Posso adquirir o refinamento superficial da erudição, posso ser hábil em citar livros, repetir passagens de grandes autores, porém, basicamente, seguirei sendo um estúpido. A Em vez disso, se vejo e compreendo a loucura tal como se expressa em minha vida cotidiana no comportamento com meu funcionário, no modo como considero meu próximo, ao homem pobre, ao homem rico, ao caixa da loja — então, essa mesma percepção alerta traz consigo a dissolução da loucura.

Krishnamurti - O Livro da Vida
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!