Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

19 de abril de 2012

Curtas do dia

"Em primeiro lugar, estabeleça um contato constante com o seu Self, esteja consigo mesmo o tempo todo. Na auto-consciência todas as bençãos fluem. Comece como o centro de observação, conhecimento deliberado, e cresça até se tronar um centro de Amor em ação. O 'Eu Sou' é uma pequena semente que crescerá até uma arvore frondosa - naturalmente, sem nenhum traço de esforço."
Nisargadatta Maharaj

"Na anulação de seu próprio egoísmo, causada por uma dupla disciplina – primeiro, a constante formação do caráter e segundo, aprender a viver no mais profundo silêncio da meditação – ele permitirá ao Eu Superior agir dentro e através de si."
Paul Brunton

"Mantenham-se serenos, mesmo diante de quadros que pareçam aterradores aos sentimentos."
Trigueirinho

"Tentemos descobrir se há algum campo de inocência que não tenha sido abrangida pelo pensamento. Descubramos se será possível observar aquela árvore como que pela primeira vez, ou olhar o mundo com toda a sua confusão, tristeza, sofrimento, enganos, brutalidade, desonestidade, crueldade, guerra, olhar toda a concepção do mundo como que pela primeira vez – trata-se de uma questão importante. Nós deixamo-nos conduzir pelas circunstâncias e guiar tanto pelas tendências como pelas inclinações pessoais de modo que jamais chegamos realmente a olhar para "o que é". E olhar isso é inocência. Nesse caso a mente atravessará uma profunda revolução.

A menos que a mente descubra esse campo de inocência, o que quer que empreenda – quaisquer que sejam as reformas sociais, qualquer que seja a atividade, ela será sempre contaminada pelo pensamento, devido a ser um produto do pensamento, que é sempre velho...

Já expliquei o que significa olhar para uma árvore com inocência – é olhá-la sem a imagem que a própria palavra envolve. (...)

Então estaremos sempre diante dos fatos, do que é, sem tentar interpretá-lo em termos de inclinação particular ou tendência nem se deixar guiar pelas circunstâncias."
Krishnamurti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!