Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

27 de abril de 2012

Curtas do dia


"Meditação é a tentativa deliberada de atingir estados mais altos de consciência e finalmente ir além. A arte da meditação é a arte da mudança do foco de atenção para níveis ainda mais sutis, sem perder contato com os níveis deixados para trás. O estágio final da meditação é alcançado quando o sentido de identidade vai além do 'Eu-sou-assim-e-assado', além do 'então-Eu-Sou', além do 'Eu-sou-apenas-a-testemunha', além do 'há', além de todas as idéias para dentro do puro ser impessoalmente pessoal. Mas você deve ser enérgico quando medita. Definitivamente, não é uma ocupação de meio período. Limite seus interesses e suas atividades para o que for necessário, para suas necessidades mais básicas e as de seus dependentes. Economize todo seu tempo e energia para quebrar o muro que sua mente construiu à sua volta. Acredite em mim, você não vai se arrepender."
Nisargadatta Maharaj

"Permanecei estáveis em vossos propósitos evolutivos e despreocupados de resultados."
Trigueirinho

"Todos os seres humanos neste planeta são imperfeitos. A perfeição não é plenamente atingível aqui. Mas quando uma pessoa se esforçou por ela e chegou perto dela, a atingirá automaticamente assim que se liberar do corpo."
Paul Brunton

"Obviamente, tem que haver paixão, e o problema é como reviver essa paixão. Não interpretemos mal um ao outro. Quero dizer paixão em outro sentido, não meramente a paixão sensual, que é uma coisa muito pequena. E quase todos nos satisfazemos com isso, porque toda outra paixão tem sido destruída: destruída no serviço, na fábrica, seguindo a rotina de certa ocupação, aprendendo técnicas, aí não existe, pois, paixão alguma, não há um sentido criativo, um sentido de urgência e libertação. Devido a isso, o sexo se torna importante para nós, e ali nos extraviamos na paixão subalterna, que se converte num enorme problema para a mente estreita que se considera virtuosa, ou de outro modo se torna um hábito e morre. Reitero: uso a palavra paixão com o sentido de uma coisa total. Uma pessoa apaixonada que sente com grande intensidade não se satisfaz tão somente com alguma insignificante ocupação, tanto se é a de um primeiro ministro como a de um cozinheiro, ou a que prefiram. Uma mente apaixonada questiona, explora, observa, investiga, exige; não trata de encontrar algum objeto para satisfazer seu descontentamento e colocar-se a dormir. Uma mente apaixonada busca atentamente, caminha na obscuridade, não aceita nenhuma tradição; não é uma mente afirmada em si mesma, uma mente que tenha chegado, senão que é uma mente que está sempre chegando."
Krishnamurti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!