Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

30 de abril de 2012

Curtas do dia


"Recuse atenção às coisas, deixe as coisas irem e virem. Desejos e pensamentos também são coisas. Não lhes dê atenção. Desde tempos imemoriais, a poeira dos eventos esteve cobrindo o espelho límpido da sua mente, de tal maneira que você podia ver apenas memórias. Passe um espanador na poeira antes que ela tenha tempo de se assentar; isso irá limpar as camadas antigas até que a verdadeira natureza da sua mente seja descoberta. É tudo muito simples e comparativamente fácil; seja merecedor e paciente, isso é tudo. Ser imperturbável, desapegado, livre dos desejos e dos medos, livre de todas as auto preocupações, simples ciência, livre das memórias e expectativas, este é o estado mental no qual as descobertas podem acontecer. Além do mais, libertação não é nada mais que a liberdade de descobrir."
Nisargadatta Maharaj

"Transcendei vossos limites, pois já sois esperados no Infinito."
Trigueirinho

"No estado de paixão sem causa existe intensidade livre de todo apego; porém, quando a paixão tem uma causa, existe apego, e o apego é a origem da dor. Quase todos estamos apegados; nos apegamos a uma pessoa, a um país, a uma crença, a uma idéia, e quando nos tiram o objeto de nosso apego ou este perde a sua importância, nos sentimos vazios, insuficientes. Tratamos de encher esta vacuidade aferrando-nos a alguma coisa, a qual de novo se converte em objeto de nossa paixão.

Examine seu próprio coração e sua própria mente. Eu sou tão somente um espelho em que você está olhando a si mesmo. Se não quer olhar, está muito bem, porém, de deseja fazê-lo, então, olhe-se claramente, impiedosamente com intensidade, ao com a esperança de dissolver seus infortúnios, suasansiedades, seus sentimentos de culpa, senão, a fim de compreender esta extraordinária paixão que sempre nos leva a dor.

Quando a paixão possui uma causa se converte em luxuria. Quando existe paixão por algo em particular – uma pessoa, uma idéia, uma classe de realização – então, dessa paixão surge a contradição, o conflito, o esforço. Você se esforça por alcançar ou manter certo estado, ou por recapturar o que havia sido e desapareceu. Porém, a paixão da qual estou falando não dá origem a contradição, ao conflito. Não tem relação alguma com uma causa; portanto, não é um efeito."
Krishnamurti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!