Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

5 de abril de 2012

Livre-se das armadilhas que o prendem


Todo ser humano é um criador nato. Observe as crianças e você verá: todas são criativas. Aos poucos, nós destruímos sua criatividade. Aos poucos, nós lhe impomos crenças equivocadas. Aos poucos nós as desviamos do caminho. Aos poucos nós as tornamos mais e mais mesquinhas e ambiciosas... Você têm que abandonar as sugestões errôneas, hipnóticas que lhe foram transmitidas na infância. Abandone-as! Livre-se de todos os condicionamentos... e, de repente, você vê que é criativo... A atividade criativa aumenta a beleza do mundo; ela dá alguma coisa ao mundo, nunca tira nada dele... (a pessoa criativa) Quando deixa este mundo, ela deixa para trás um mundo melhor... e ela o deixa plenamente realizada, pois sua vida teve um valor intrínseco. 

...A pessoa que vive à caça de dinheiro, poder e prestígio é um mendigo, pois ela está sempre pedindo, ela não tem nada para dar ao mundo... Se você ama o dinheiro e quer ser criativo, você não o será. A própria ambição por dinheiro destruirá sua criatividade... Quanto mais grandiosa for a pessoa, mais tempo leva para as as outras pessoas reconhecerem seu valor... Ela cria seus próprios valores; quando da época em que seus valores estão estabelecidos, ela já morreu.

...Que fará você com todo o mundo ao seus pés se tiver perdido seu próprio eu? Que você fará se possuir o mundo inteiro e não possuir a si mesmo? A pessoa criativa possui o próprio ser; ela é um mestre.

...Toda pessoa vêm a este mundo com uma destinação específica — ela tem algo a cumprir, alguma mensagem tem que ser entregue, algum trabalho tem que ser realizado. Você não está aqui por acaso — há um motivo para você estar aqui: há um objetivo a ser alcançado. O Todo pretende fazer algo por seu intermédio.

...Quanto mais valioso o seu trabalho é, menor chance de você obter respeito por ele. E quando seu trabalho é o de um gênio, você obtém nenhum respeito durante a vida. Você é condenado enquanto ele dura... Depois, passados dois ou três séculos, fazem estátuas de sua pessoa, seus livros são respeitados — pois são necessários dois ou três séculos para que a humanidade entenda a grandiosidade do gênio. É grande o abismo entre ele e a capacidade de entendimento dela. 

...Para ser respeitado pelos idiotas, você tem que se comportar à maneira deles, de acordo com as expectativas deles. Para ser respeitado por esta humanidade doentia, você tem que ser mais doentio do que ela. Assim, ela o respeitará. Mas o que você ganha com isso? Você perderá sua alma e não ganhará nada.

...Cabe à você livrar-se da armadilha que o prende. Você pode fazer isso. Obviamente, você precisará de muita coragem, pois quando começa a desfazer o que a sociedade fez de você, você perderá o respeito dela. Você deixará de ser considerado alguém respeitável, você parecerá estranho às pessoas. Você parecerá excêntrico. Isso é coragem no mais alto grau — adotar um modo de vida em razão do qual as pessoas começam a achá-lo excêntrico.

OSHO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!