Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

2 de abril de 2012

O Poder da Consciência

Foto: arquivos da net

Apenas observe, de forma não reativa, o fluxo mental, apenas observe o impulso para a atividade, o impulso imperioso para a fuga de si mesmo através de alguma ação. Constate a possibilidade da observação da mente sem qualquer forma de identificação. Não é preciso fazer nada diante do fluxo das imagens e acelerados e desconexos monólogos da mente. Só observe seus impulsos, as reações corpóreas, a agitação da energia totalmente viciada para a reação inconsciente. Essa observação traz consigo o Poder da Consciência, o qual nos liberta da identificação e da consequente dispersão de energia que impede a explosão do amor libertador, do amor energeticamente criativo. 

Observe os impulsos, as comparações, as exigências descabidas impostas pelo pensamento, gerando toda forma de ansiedade, medo, todo impulso para a fuga, para a dispersão, para um forma de atividade alienante. Observe como estamos viciados na ação, como estamos condicionados a qualquer tipo de reação e o quanto somos "alérgicos" à inação, ao silêncio e a contemplação. Apenas observe isso e deixe que a observação traga os seus resultados. 

Com certeza, alguns poucos irão lhe dizer quanto a necessidade de esvaziar a mente, mas isso é algo completamente disfuncional, uma vez que a "necessidade" e o "ato de esvaziar", em si mesmos, são atividades produtoras de esforço, consequentemente, de perda de energia. Aqui, o que cabe é só o estado de testemunhar, sem ação de qualquer tipo de esforço. Isso é algo natural, espontâneo. Com certeza, a mente irá pular, o corpo irá tremer, os músculos irão tensionar, a ansiedade tentará tomar conta de seu estomago, bexiga e intestinos. Apenas observe isso. Fique ai, não fuja! Apenas testemunhe e, nesse testemunhar, vivencie a revelação de Si mesmo. 

Inicialmente, isso pode parecer difícil, uma vez que, no período escolar, a maioria de nós, nunca foi incentivado para a atividade da inatividade. Ao contrário, nos saturaram de tanta forma de ação, de tanta forma de atividade, as quais nos roubaram a conscientização de apenas ser. Nunca fomos incentivados ao silêncio como algo prazeroso, mas sim como algo punitivo e compulsório. A arte da contemplação, nunca fez parte do currículo escolar, muito menos da prática familiar. Portanto, é natural que inicialmente você se depare com uma certa dificuldade em relação a isto. Foi graças a desgraça do nosso modelo educacional que nos tornamos mecânicos, insensíveis, acelerados e profundamente alérgicos ao silêncio e a inatividade na qual a consciência do ser que somos, se faz consciente. É através desse testemunhar silencioso que retomamos a intimidade com aquilo que somos e, sem essa autêntica intimidade, sempre haverá a necessidade de fuga que nos mantém no constante estado de alienação e superficialidade. Em vista disso, lhe convido: em silêncio, observe isso em si mesmo. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!