Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

1 de maio de 2012

Curtas do dia


"Observe sua mente, como ela vem a ser, como ela opera. Na medida em que você observa sua mente, você se descobre como o observador. Quando você permanece imóvel, apenas observando, você se descobre como a luz por trás do observador. A fonte da luz é escura, desconhecida é a fonte do conhecimento. Essa fonte sozinha é [em si mesma]. Volte para a fonte e fique lá."
Nisargadatta Maharaj

"Deveis transformar-vos. Deveis perder a dúvida e aguçar vossa intuição."
Trigueirinho

"A verdade, o verdadeiro Deus – Deus verdadeiro, não o Deus que é feito do homem- não quer uma mente que tenha sido destruída, uma mente trivial, superficial, estreita e limitada. Necessita uma mente sã, uma mente rica – rica não em conhecimentos senão em inocência -, uma mente sobre a qual jamais tenha havido uma marca deixada pela experiência, uma mente livre do tempo. Os Deuses que vocês estão inventando para se confortar aceitam a tortura, aceitam uma mente que tenha se embotado. Porém, aquilo que é verdadeiro não o aceita; quer um ser humano completo, total, um ser humano cujo coração seja pleno, rico, claro, capaz de sentir intensamente, capaz de ver a beleza de uma árvore, o sorriso de um menino, a angústia de uma mulher que jamais tenha tido uma refeição completa.

Devemos ter este extraordinário sentimento, esta sensibilidade por tudo: pelo animal, pelo gato que passeia encima do muro, pela sordidez, a sociedade, a imundice dos seres humanos que vivem em extrema pobreza, no desespero. Devemos ser sensíveis, o que implica sentir intensamente, não em certa direção particular, não como uma emoção que vai e vem, senão ser sensíveis com nossos nervos, nossos olhos, nosso corpo, nossos ouvidos, nossa voz. A todo tempo devemos ser completamente sensíveis. A menos que se seja tão plenamente sensíveis, não há inteligência. A inteligência advêm com a sensibilidade e a observação."
Krishnamurti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!