Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

2 de maio de 2012

Curtas do dia


"A ausência de desejo vem por si mesma quando o desejo é reconhecido como falso. Você não necessita lutar contra o desejo. Na verdade, ele é uma urgência por felicidade, o que é natural enquanto houver tristeza. Apenas veja que não há felicidade no que você deseja. Cada prazer está embrulhado em dor. Logo você descobre que não pode ter um sem o outro."
Nisargadatta Maharaj

"O fato de tão poucos terem se aventurado nesta busca não oferece nenhuma indicação do que vai acontecer no futuro. Se a humanidade pudesse tomar qualquer outro caminho para a sua própria autorrealização, esta situação poderia permanecer. Mas não há outro caminho."
Paul Brunton

"É preferível que vivais horas de silêncio do que entregar-vos a leituras que vos levam meramente ao sincretismo."
Trigueirinho

"Como surgem as emoções? Muito simples. Surgem por obra dos estímulos, por ação dos nervos. Você me espeta um alfinete e pulo; lisonjeia-me e fico encantado; insulta-me e isso não me agrada. As emoções surgem através de nossos sentidos. E quase todos funcionamos a base de nossa emoção de prazer; é óbvio, senhor. A você lhe agrada que lhe reconheçam como hindu. Assim pertence a um grupo, a uma comunidade, a uma tradição, por antiga que seja; e isso lhe agrada, com o Gita, os Upanishades e as velhas tradições. E ao muçulmano lhe agrada os seus, e assim sucessivamente. Nossas emoções surgem por causa dos estímulos, do ambiente, etc. Isso é bastante evidente.

Que papel representa a emoção na vida? Compreende? O amor, é prazer, é desejo? Se o amor é emoção, existe algo que muda a todo tempo, verdade? Você não conhece isso?

Pois há que de se dar conta, de que as emoções, o sentimentalismo, o entusiasmo, o sentir que se é bom e todas essas coisas, não tem nada que ver com o verdadeiro afeto, com a compaixão. Todo sentimento pessoal, toda emoção, se vincula com o pensamento; portanto, resulta em prazer e dor. O amor não sofre, não experimenta dor, porque não é conseqüência do prazer e do desejo."
Krishnamurti


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!