Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

7 de maio de 2012

A dificuldade de se comunicar


Com o conteúdo de séculos somos condicionados, sem a mínima permissão, inicialmente pela família e, posteriormente, através da Escola, Sociedade, Religião, e assim por diante. A partir daí, fomos condenados a viver de acordo com a vontade e necessidade de todos, em detrimento de nossas necessidades.

Em resultado, fomos tomados por uma grande dependência de aprovação das pessoas; cresci com a idéia de que, para ser querida por todos, tinha que ser a boa menina, agradar todo mundo, comportamento este que causava uma grande contradição interna, uma vez que dentro de mim, por ser muito rebelde e insatisfeita, não conseguia aceitar essas coisas..

Desde criança, nunca fui uma pessoa normal, sempre me senti insatisfeita, o que me levou muito cedo à uma busca, à uma necessidade espiritual, fora de série, por respostas à muitas perguntas.

Nessa incessante busca espiritual, descobri que os pensamentos são condicionamentos recebidos de geração em geração; eles não são meus, são velhos como o tempo e, uma vez identificado com eles, o conflito está instalado.

Tenho percebido que o processo do pensamento, chega por meio de uma sugestão; se não há identificação com a mesma, imediatamente o pensamento produz várias outras sugestões, de várias maneiras. Constato que, pelo fato de ainda não ter uma “inteligência” para me comunicar com as pessoas, as quais também não possuem a mesma “inteligência” para receber o que comunico, muito do que falo, é interpretado de forma equivocada, sempre de acordo com o fundo psicológico do interlocutor. Percebo que, o resultado do pensamento, quando destituído dessa "inteligência", é o isolamento total.

Durante muitos anos, por não saber desse processo do pensamento, muito me culpei, transferindo essa culpa para as pessoas. Hoje, há uma observação e meditação que me dá condições de não me identificar cem por cento como antes, o que não é fácil pois, se vacilo, o pesamento entra, a mente se fecha, resultando em caos total.

Então, preciso de muita atenção na forma em que me comunico, porque nem sempre eu ou as pessoas, estão com a mente aberta para escutar aquilo que quero dizer, mesmo porque, nem sempre consigo expressar aquilo que realmente quero.

Assim, como vejo que a dificuldade quase sempre se encontra numa má comunicação, continuo buscando por essa “Expressão” maior, a qual pode me dar condições de estar em Paz comigo e com meus semelhantes, acima do bem e do mal.

Andréa Zafra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!