Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

7 de maio de 2012

O Mito do Bom Rapaz e da Boa Moça


O mito do bom rapaz e da boa moça são uma espécie de mito de conformismo social. Eles criam um verdadeiro paradoxo, quando unidos ao papel do "indivíduo enérgico" do Mito do Sucesso. Como posso ser um indivíduo enérgico, independente e me conformar ao mesmo tempo? Conformar-se significa "Não criar problemas", "Dançar conforme a música". Ser um bom rapaz ou uma boa moça. Isso significa termos de fingir muito. 

"Aprendemos a ser agradáveis e educados. Aprendemos que esse comportamento (na maioria das vezes mentiroso) é preferível a dizer a verdade. As igrejas, as escolas e a política exuberam em ensinar a desonestidade (dizer coisas que não queremos dizer e fingir sentir de uma maneira que não sentimos). Sorrimos quando estamos tristes; rimos nervosamente ao lidar com a dor; rimos de piadas que não achamos engraçadas; para sermos educados, dizemos para as pessoas coisas que certamente não são sinceras". 

Representar papéis e atuar são formas de mentir. Se uma pessoa agir da forma como realmente está se sentindo e isso causar problemas, é repudiada. Incentivamos o fingimento e a mentira como um modo cultural de vida. Viver dessa maneira causa uma divisão interna. Isso nos ensina a nos esconder e a ocultar nossa vergonha tóxica. Isso nos torna cada vez mais isolados e solitários.

John Bradshaw - Curando a vergonha que impede de viver
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!