Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

8 de maio de 2012

Terra: existe um Futuro?



Existe um futuro para o planeta Terra? A pergunta é o mote do programa Discovery Chanel. O especial Terra: existe um futuro? (Future Earth) tem duas horas de duração e trata do aquecimento global sob uma ótica realista, apontando, além de suas causas, os efeitos que vivenciaremos em um futuro próximo e providências práticas para que essa trajetória rumo ao colapso seja interrompida. O abuso de recursos naturais, como água e combustíveis fósseis, o desmatamento e o aquecimento global podem comprometer a sobrevivência na Terra. No programa, a computação gráfica constrói esses cenários futuros que resultariam dos séculos de crescimento desordenado. Por outro lado, o especial também mostra que ainda podemos reverter o curso em direção ao caos e as iniciativas que vêm sendo tomadas para que essas mudanças ocorram a tempo de nos livramos do colapso global. Projeções numéricas e relatos de especialistas planificam de maneira realista a relação entre o crescimento da população, da produção industrial e do consumo, com seus desdobramentos. Um mundo de catástrofes, pragas, escassez de água potável e desequilíbrio ambiental: essa é a realidade que espera por nós, caso não haja uma mudança de conduta drástica e imediata.

Estima-se que as temperaturas no planeta aumentarão de 1 a 2 graus nos próximos 40 anos, e 3 graus antes do fim do século. De acordo com cientistas, o impacto de 3 graus a mais na temperatura da Terra seria catastrófico: a vida como conhecemos poderá se perder para sempre, ao passo que mudanças climáticas e suas consequências ficariam fora de controle. Se quisermos prevenir prejuízos ainda mais graves ao ecossistema e à sociedade, o momento para agirmos é esse. A ciência já apresenta soluções para um futuro sustentável. E Terra: existe um futuro? percorre diversas partes do mundo, entrevistando especialistas para compartilhar essas ideias e demonstrar a sua aplicabilidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!