Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

11 de junho de 2012

A arte aponta para o propósito primordial incomum

A essência do 12º Passo dos Grupos Anônimos, expresso no filme: Rumo ao paraíso (2003)
“Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcoólatras e praticar esses princípios em todas as nossas atividades”.

— Nunca esperei muita coisa; não preciso de muito! Mas, ele é um homem tão orgulhoso... É horrível para ele ver os seus filhos vestidos com roupas de segunda-mão, passando fome. A família dele era muito bem de vida, sabe? Mas, ele não consegue ganhar dinheiro! 

— Mas, talvez se ele tentasse num estilo mais convencional...

— É exatamente o que eu digo; já lhe falei mais de mil vezes!... Ele é muito avançado; o público não o entende! 

(...)

— Eles tem dó de mim, sabe?... Às pessoas nas ruas... Percebo nos olhos delas! Pois eu tenho dó delas! No fundo, elas odeiam a vida pequena que levam! Mas, estão encurraladas!EU AMO A MINHA VIDA! Mas, também, o que o dinheiro significa? Nada!... O Homem faz fortuna, o mundo o chama de grande homem e ele morre; o mundo se esquece dele. Mas, o artista... Não, não, não, não!O artista toca a alma do mundo e a transforma e o mundo se lembra !... É isso que é grandeza!

Diálogo extraído do filme:
Rumo ao Paraíso
Título original:Paradise Found
Duração: 89 minutos (1 hora e 29 minutos)
Gênero: Drama
Direção:Mario Andreacchio
Ano: 2003
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!