Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

25 de junho de 2012

Perdoar os pais



Desfazer aquilo que foi feito pela sociedade é a religião verdadeira - desfazer todo o absurdo que tem sido feito pelos seus benfeitores.

Eles podem achar que o estão ajudando, mas podem estar destruindo-o sem saber. Eles próprios podem ser vítimas dos pais e da sociedade. Eu não estou dizendo nada contra eles. Eles precisam de grande compaixão.

Gurdjieff costumava dizer a seus discípulos que um homem somente se torna religioso quando é capaz de perdoar os pais.

Perdoar? Sim, é assim que é. É muito difícil. No momento em que você se torna consciente, é muito difícil, quase impossível, perdoar seus pais, porque eles fizeram tantas coisas a você! Sem saber, é claro, num comportamento inconsciente, claro, mas ainda assim fizeram.

Eles destruíram seu amor e lhe deram a lógica morta. Eles destruíram sua inteligência e lhe deram, como substituto, o intelecto. Eles destruíram sua vida e sua vivacidade e lhe deram um padrão fixo de vida, um plano para se apoiar.

Eles destruíram sua direção e lhe deram uma destinação. Eles destruíram sua celebração e o transformaram em utilidades do mercado. É muito difícil perdoá-los, daí todas as antigas tradições dizerem para se respeitarem os pais.

É difícil perdoá-los; é muito, muito difícil respeitá-los. Mas se você compreender você os perdoará. Você dirá o mesmo que Jesus disse na cruz: “Pai, perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem”.

Sim, são exatamente essas as palavras.

E todo mundo está na cruz - e a cruz não é preparada pelos seus inimigos, mas pelos seus pais, pela sociedade... e todo mundo está crucificado.

Osho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!