Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

18 de junho de 2012

Permaneça com seu Ser

Pergunta: Consigo rejeitar apenas verbalmente. No máximo lembro-me de repetir a fórmula: “Isto não sou eu, isto não é meu. Estou além de tudo isto.”

Nisargadatta: É bom o bastante. Primeiro verbalmente, então mental e emocionalmente, e depois na ação. Dê atenção à realidade dentro de você e ela virá à tona. É como bater manteiga. Faça-o corretamente e constantemente e o resultado com certeza virá.


É mais fácil mudar que sofrer. Saia de sua infantilidade, isto é tudo.

                                                         
Infantilidade é agarrar-se aos brinquedos, aos seus desejos e temores, opiniões e idéias. Desista de tudo isto e esteja pronto para que o real afirme a si mesmo. Esta autoafirmação é melhor expressa pelas palavras: “Eu Sou”.
                                                           

Até agora você se considerou como sendo o mutável e ignorou o imutável. Vire sua mente ao avesso. Desconsidere o mutável e se verá como a sempre presente, imutável realidade, inexpressível mas sólida como uma rocha.


Você é consciente. Segure-se nisso.


O que eu digo é verdade, mas para você é apenas uma teoria. Como você saberá que isto é verdade? Ouça, lembre-se, pondere, visualize, experiencie. Também aplique na sua vida diária. Tenha paciência comigo e, acima de tudo, com você mesmo, pois você é seu único obstáculo.


Parece que você quer uma compreensão instantânea, e esquece que o instantâneo é sempre precedido por uma longa preparação. A fruta cai de repente, mas o amadurecimento leva tempo.


Afinal, o que estou lhe oferecendo é a abordagem operacional, tão comum na ciência ocidental. Quando um cientista descreve um experimento e seus resultados, normalmente você aceita suas afirmações com confiança e repete seus experimentos conforme ele os descreve.


Quem está disposto a aceitar o que estou querendo oferecer?



O que quer que a pessoa faça, se ela fizer com a intenção de encontrar seu Eu Real, certamente isto a levará para si mesma [...] O que quer que você faça pelo bem da verdade, o levará à verdade. Apenas seja esforçado e honesto. A forma que isto toma raramente importa.


O fato de haver repetição, de contínuo esforço e de persistência e perseverança, apesar dos aborrecimentos, desespero e completa falta de convicção, são realmente cruciais.


Encontre a si mesmo. Esteja com seu próprio ser, ouça-o, obedeça-o, cultive-o, mantenha-o em mente sempre. Você não precisa de outro guia.


Enquanto sua necessidade pela verdade afetar sua vida diária, tudo está bem com você. Viva sua vida sem magoar ninguém. A inofensividade é uma forma muito poderosa de Yoga e o levará rapidamente à sua meta. É o que eu chamo de nisarga yoga, a Yoga Natural. É a arte de viver em paz e harmonia , em amizade e amor. Seu fruto é a felicidade, sem começo nem fim.


Não existe nada errado em repetir a mesma verdade muitas vezes, até que ela se torne realidade. As pessoas precisam ouvir as palavras até que os fatos lhes falem mais alto que palavras.

Nisargadatta Maharaj


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!