Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

27 de julho de 2012

Os maiores crimes contra a humanidade são cometidos por pessoas carreiristas

Os maiores crimes da história humana só são possíveis pelos seres humanos mais comuns. Eles são os carreiristas. Os burocratas. Os cínicos. Eles fazem as tarefas pequenas que fazem dos vastos e complicados sistemas de exploração e morte uma realidade. Eles coletam e leem os dados pessoais coletados por dezenas de milhões de nós pela segurança e estado de vigilância. Eles mantêm as contas da ExxonMobil, BP e Goldman Sachs. Eles constroem ou drones aéreos que nos policiam. Eles trabalham em publicidade corporativa e relações públicas. Eles emitem os formulários. Eles processam os papéis.

Eles negam o vale-refeição para alguns, e os subsídios de desemprego ou assistência médica para os outros. Eles aplicam as leis e os regulamentos. E eles não fazem perguntas. Bom ou Ruim, estas palavras não significam nada para eles. Eles estão além de moralidade. Eles estão lá para fazer a função de sistemas corporativos. Se as companhias de seguros abandonam dezenas de milhões de doentes para sofrer e morrer, que assim seja. Se os bancos e os departamentos de polícia lançam famílias para fora de suas casas, que assim seja. Se as empresas financeiras roubam os cidadãos de suas poupanças, que assim seja. Se o governo fecha escolas e bibliotecas, que assim seja.

Se as crianças são assassinadas por militares no Paquistão ou no Afeganistão, que assim seja. Se os especuladores de commodities elevam o custo de arroz e milho e trigo, para que eles sejem inacessíveis para centenas de milhões de pobres em todo o planeta, que assim seja. Se o Congresso e os tribunais retiram as liberdades civis básicas dos cidadãos, que assim seja. Se a indústria de combustíveis fósseis transforma a terra em um inferno pelos gases de efeito estufa que nos condena a todos, que assim seja. Eles servem ao sistema. O deus do lucro e exploração. A força mais perigosa do mundo industrializado não vem daqueles que exercem credos radicais, seja o radicalismo islâmico ou o fundamentalismo cristão, mas de uma legião de burocratas sem rosto que seguem seu caminho até as camadas corporativas e governamentais.

Eles servem qualquer sistema que atenda a sua quota patética de necessidades. Estes gerentes de sistemas não acreditar em nada. Eles não têm lealdade. Eles são sem raiz. Eles não pensam para além dos seus papéis minúsculos, insignificantes. Eles são cegos e surdos. Eles são, pelo menos quanto as grandes idéias e padrões de civilização humana e da história, totalmente analfabetos. E são cuspidos para fora das universidades aos montes. Advogados. Tecnocratas. Gerentes de Negócios. Gestores financeiros. Especialistas em TI. Consultores. Engenheiros de petróleo. "Os psicólogos positivos." Gestores das comunicações. Cadetes. Representantes de vendas. Os programadores de computador. Homens e mulheres que não conhecem a história, não conhecem idéias. Vivem e pensam em um vácuo intelectual, um mundo de estupidificante minúcia.

Eles são o que TS Eliot chamava de "Os homens ocos", "os homens de pelúcia." "Forma sem forma, sombra sem cor", o poeta escreveu. "Paralisados, sem gesto e movimento." Era dos carreiristas que tornaram possíveis os genocídios, a partir do extermínio dos índios americanos para o abate turco dos armênios ao Holocausto nazista a liquidações adicionais de Stalin. Eles foram os únicos que mantiveram os trens funcionando. Eles preencheram os formulários e presidiram os confiscos de propriedades. Eles racionaram a comida, enquanto as crianças morriam de fome. Eles fabricaram as armas. Eles faziam funcionar as prisões. Eles aplicavam proibições de viagens, confiscavam passaportes, contas bancárias e segregação. Eles cumprem a lei. Eles fizeram seu trabalho. Eles são os “idiotas úteis” que servem ao monstro da ganância  composto pelos banqueiros, industriais e políticos [...]

Carreiristas políticos e militares, apoiados por aproveitadores da guerra, levaram-nos em guerras inúteis, incluindo a Primeira Guerra Mundial, Vietnam, Iraque e Afeganistão. E milhões de pessoas os seguiram. Obrigação. Honra. País. Carnavais de morte. Eles sacrificam todos nós. Descobrimos que os líderes são medíocres só quando é tarde demais.

Aqui você tem a explicação do porquê de nossas elites dirigentes não fazerem nada sobre a mudança climática, se recusando a responder racionalmente a crise econômica e são incapazes de lidar com o colapso da globalização e do império. Estas são circunstâncias que interferem com a própria viabilidade e sustentabilidade do sistema. E os burocratas sabem apenas como servir o sistema. Eles sabem apenas as habilidades gerenciais que foram doutrinados em Universidades. Eles não podem pensar por conta própria. Eles não podem desafiar suposições ou estruturas. Eles não podem intelectualmente ou emocionalmente reconhecer que o sistema pode implodir. Mas nós alegremente ignoramos a realidade junto com eles. A mania de ter sempre um final feliz nos cega. Nós não queremos acreditar no que vemos. É muito deprimente. Assim, todos nós caminhamos juntos numa auto-ilusão coletiva.

Christopher Browning na coleção de ensaios, "O Caminho para o Genocídio", observa que era foram os burocratas "moderados" e "normais", e não os fanáticos, que tornaram possível o Holocausto. Germaine Tillion destacou "a facilidade trágica [durante o Holocausto] na qual pessoas "decentes" poderiam se tornar os executores mais impiedosos sem parecer notar o que estava acontecendo com eles. O romancista russo Vasily Grossman em seu livro "Forever Flowing", observou que "o novo Estado não exigia apóstolos, santos, fanáticos, construtores inspirados, fiéis e discípulos devotos. O novo estado exiga apenas servos-funcionários."

Estes exércitos de burocratas servem a um sistema corporativo que vai literalmente nos matar. Eles são tão frios e desligados como Mengele. Eles realizam tarefas a cada minuto. Eles são dóceis. Compatíveis. Eles obedecem. Eles encontram a sua auto-estima no prestígio e poder da corporação, no estado de suas posições e nas promoções de carreira. Eles asseguram-se da sua própria bondade através de seus atos privados como maridos, esposas, mães e pais. Eles se sentam em conselhos escolares. Eles vão para o Rotary. Eles freqüentam a igreja. É esquizofrenia moral. Eles erguem paredes para criar uma consciência isolada. Eles fazem possíveis as metas letais da ExxonMobil ou Goldman Sachs ou Raytheon ou companhias de seguros. Eles destroem o ecossistema, a economia e por sua vez transformam operários e de mulheres em pobres servos. Eles não sentem nada. Ingenuidade metafísica sempre termina em assassinato. Eles fragmentam o mundo. Pequenos atos de bondade e caridade máscara o mal monstruoso que amparam. E levam o sistema compressor para a frente. As calotas polares derretem. As terras agrícolas se degradam. Os drones carregam a morte do céu. O estado se move inexoravelmente para a frente para nos colocar em cadeias. Os pobres passam fome. As prisões se preenchem. E o carreirista, arrastado para a frente, faz o seu trabalho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!