Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

23 de outubro de 2012

A miséria nada é além de escolha


Você escolhe a experiência  do amor, a sensação de êxtase, mas por escolher você vai ser pego num processo natural. Você se apegará a esses sentimentos — e eles não são permanentes, são parte de uma roda que está se movendo.

Vamos pegar o dia e a noite como exemplos: se nós escolhemos o dia, o que podemos fazer para evitar a noite? A noite chegará. A noite não traz miséria, é a sua escolha do dia em detrimento da noite que está criando miséria. Cada escolha está fadada a terminar num estado miserável.

O estado de não-escolha é o estado de êxtase.
E o estado de não-escolha é o fluir. Isso significa que o dia chega, a noite chega, o sucesso chega, o fracasso chega, os dias de glória chegam, os dias de condenação chegam — e, porque você não escolheu nada, aquilo que vier estará certo para você, estará sempre bem para você.

Aos poucos, lentamente, você verá uma distancia crescendo em você; a roda continuará se movendo, mas você não será pego nela. Não importa a você se é dia ou noite. Você está centrado em si mesmo; não está se agarrando a alguma outra coisa, não está criando seu centro em algum outro lugar.

Toda questão é se você é capaz de viver sem nenhuma escolha. Seja o que vier, desfrute-o. Quando ele se for, então outra coisa chega; desfrute-a. O dia é lindo, mas a noite é linda à sua própria maneira — por que não desfrutar ambos? E você pode desfrutar ambos somente se não estiver apegado a um deles.

Assim, somente uma pessoa em estado de não-escolha saboreia a vida em sua totalidade. Ela nunca é miserável. Seja lá o que acontecer, ela encontra uma maneira de desfrutar isso.

E essa é toda a arte da vida — encontrar uma maneira de  desfruta-la. Mas  a condição básica tem de ser lembrada: não-escolha. Você pode não escolher somente se estiver alerta, consciente, vigilante; do contrário, você vai cair na escolha.

A vida é certamente uma arte, a mais grandiosa das artes — e a fórmula mais curta é a consciência sem escolha, aplicável a todas as situações, a todos os problemas.

Osho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!