Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

16 de janeiro de 2013

Sobre a cultura de superfície aparente

Talvez, como nunca antes na história da assim chamada "raça humana" — dela, grande parte, de modo totalmente inconsciente, num triste e deplorável estado de ser que beira as raízes do sonambulismo profundo, o qual os mantém num modo acelerado e cabisbaixo —, vê-se o esforço desumano para se adaptar a apenas "subexistir" numa cultura de superfície aparente. Aparentemente, superficialmente, parecemos saudáveis; parecemos felizes; parecemos alegres; parecemos livres; parecemos fraternos; parecemos espiritualmente conscientes; parecemos saber reciclar; parecemos amar; parecemos fortes; parecemos seguros; parecemos belos, parecemos inteligentes, parecemos estar vivos; parecemos saber o que é beleza; parecemos realizados e — o que me parece ser o mais sério nessa tragi-bufa comédia humana —, parecemos acreditar saber o que é a verdade.

Existe um preceito de que, uma mentira repetida muitas vezes, torna-se uma verdade e, no tocante a essa instalada cultura de superfície aparente, isso tornou-se um fato: grandes mentiras são tidas como verdades; grandes ilusões são tidas como realidade; imaturas crenças são tidas como realidade empírica ; desnecessidades são tidas como necessidades; desvalores são tidos como valores; imoralidade é tida como moral; mesmerização de massa é tida por educação; alienação e mediocrização é tido por diversão; desinteressadamente agir em prol do coletivo é ingenuidade, enquanto que buscar por privilégios umbigóides é esperteza.

A hipnose criada por essa cultura de superfície aparente, faz com que entreguemos nossos corpos nas mãos de academias, instituições farmaco-médica-laboratoriais, clínicas de estética, os quais ditam a moda do que é saudável e do que é beleza, moda esta disponível apenas para aqueles que acreditam estar financeiramente estabilizados (ainda que para conseguirem isso, se desestabilizem mental, emocional e fisicamente). Ao nos entregarmos a essa máfia da estética, nos permitimos fazer parte de um lucrativo processo de "mesmerização", de "modelagem", de "colonização corporal", processo esse que nos torna aparentemente iguais no que é estabelecido como ideal e que, ao assim consentirmos, pactuamos de bom grado com o processo de adulteração de nossa natureza real, de nossa originalidade, a qual tem sua beleza própria, única, pessoal e intransferível. A irrefletida aceitação das exigências desse enorme e desfantástico Festival Woodstock das aparências, traz consigo, o roubo da nossa capacidade de percepção da beleza natural, que por sua vez, nos coloca em conflito numa solitária cela formada pelas grossas grades da identificação com a nossa ocasional e momentânea realidade física. Desse modo, encerrados nessa cela, em constante estado de ansiedade e conflito, permanecemos totalmente inconscientes para a chave que nos liberta desse triste confinamento: a percepção da poética beleza noética de nossa realidade atemporal, imaterial, incorpórea.

Outsider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!