Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

3 de junho de 2013

Além do sonho e além da própria mente

A vida é um sonho, então desfrute dela: mas não peça mais porque então você só vai perturbar o sonho e não vai ter nada mais que uma noite perturbada.

Seja uma testemunha da mente sonhadora, e então virá a transcendência: então você vai além do sonho e além da própria mente.

E saiba bem que existe um acordar abaixo da mente sonhadora que nada mais é que um sonho perturbado.

Pode-se chegar a este estado de acordar abaixo-do-sonho através de perguntar mais, desejar mais — como todos nós fazemos comumente.

Num sonho, Mulla Nasrudin viu-se recebendo moedas, e quando já tinha nove peças de prata em sua mão, o doador invisível parou de dá-las a ele.

Achando que todo o dinheiro tinha desaparecido ele fechou seus olhos novamente e murmurou: Está bem, então, devolva-as — eu ficarei com as nove.

Existe também um acordar acima da mente sonhadora — o acordar verdadeiro em comparação àquele onde o homem normalmente está dormindo.

Pode-se chegar a este acordar através de testemunhar a mente sonhadora — e a não ser que se alcance não se está verdadeiramente vivo.

Osho, em "Um Xícara de Chá"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!