Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

19 de julho de 2013

Deixe de alimentar teorias sobre a Verdade

Pergunta: Você diz que em cada um de nós reside a Verdade permanente e atemporal; mas, visto que a nossa vida é efêmera, como pode residir em nós a Verdade?

Krishnamurti: Fizemos da Verdade uma coisa permanente. Mas a Verdade é permanente? Se é, ela se acha então na esfera do tempo. Dizer que uma coisa é permanente implica que ela é contínua; e o que é contínuo não pode ser a Verdade. Esta é a beleza da Verdade: ela é para ser descoberta momento a momento, e não para ser lembrada. Uma verdade lembrada é coisa morta. A Verdade deve ser descoberta a cada instante, porque é viva e nunca é a mesma; e, todavia, cada vez que você a descobre, ela é a mesma.

O importante não é criar uma teoria da Verdade, dizer que a Verdade é permanente em nós, etc., etc. Isto é uma invenção dos velhos, que têm tanto medo da morte como da vida. Estas maravilhosas teorias — que a Verdade é permanente, que você não precisa ter medo porque é uma alma imortal etc. — foram inventadas por gente amedrontada, de mente decadente, e cujas filosofias não têm validade nenhuma. A vida deve ser descoberta momento por momento, dia por dia; ela tem de ser descoberta, não podemos ter suposições a seu respeito. Se você supõe que conhece a vida, não está vivendo. Três refeições ao dia, roupas, moradia, sexo, emprego, diversões, e seu pensar — esse monótono “processo” de repetição não é a vida. A vida é coisa que se precisa descobrir; e você não pode descobri-la se não tiver perdido, colocado de lado todas as coisas que achou. Faça uma experiência com o que estou dizendo. Coloque de lado suas filosofias, suas religiões, seus costumes, seus tabus raciais etc., porque nada disto é vida. Se você ficar enredado nessas coisas, nunca descobrirá a vida; e a função da educação, por certo, é lhe ajudar a descobrir a vida a todas as horas.

O homem que diz que sabe, já está morto. Mas o homem que pensa “Não sei”, o homem que está descobrindo, investigando, que não está em busca de um fim, nem pensando em termos de “chegar” ou de “vir a ser” — esse homem está vivendo, e esse viver é a Verdade.

Krishnamurti — A cultura e o problema humano

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!