Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

Missão

Passeata
As revoluções fundamentais são produzidas pela massa, ou são elas iniciadas por uns poucos indivíduos de visão que, pelo seu verbo e sua energia, influenciam grande número de pessoas? É assim que nascem as revoluções. Não é um erro julgar que nós, como indivíduos, nada podemos fazer? Não é um engano supor que todas as revoluções fundamentais são produzidas pela massa? Porque supomos que os indivíduos não têm importância como indivíduos? Com esse modo de ver, nunca pensaremos por nós mesmos, e reagiremos sempre automaticamente. A ação é sempre da massa? Ela não brota essencialmente do indivíduo, comunicando-se, depois, de indivíduo a indivíduo? Não existe realmente essa coisa chamada massa. Afinal de contas, a massa é uma entidade constituída de pessoas que estão enredadas, hipnotizadas por palavras, por certas idéias. Quando não estamos hipnotizados por palavras, estamos à margem da corrente - coisa de que nenhum político haveria de gostar. Não deveríamos manter-nos à margem da corrente e tirar dela outros indivíduos, em número crescente, para, dessa maneira, influir na corrente? Não importaria muito que, em primeiro lugar, se realizasse uma transformação fundamental no indivíduo, que antes de tudo vós e eu nos transformássemos radicalmente, em vez de esperarmos que todo o mundo se transforme? Não é uma concepção "escapista", uma forma de indolência, uma maneira de fugir ao problema, supor que vós e eu somos incapazes de influir, por pouco que seja, na sociedade como um todo?

Krishnamurti - O que estamos buscando?

O novo rebelde
Devemos revisar, toda nossa estrutura social, o Estado, a escola, a religião, o matrimônio, o comércio, a ciência e examinar seus fundamentos em nossa própria natureza, não devemos nos limitar a comprovar que o mundo foi adaptado aos primeiros homens, mas nos preocupar com que se adapte a nós, nos desprendendo de toda prática que não tenhas suas razões em nosso próprio espírito. Para que nasceu o homem se não para ser um Reformador, um Recriador daquele que antes fez o homem, para renunciar à mentira, para restaurar a Verdade e o bem; imitando a grande Natureza, que a todos abraça, sem descansar um instante sobre o passado envelhecido, refazendo-se a toda hora, nos dando a cada manhã uma nova jornada e um novo pulsar de vida? Renuncie a tudo o que já não tem por verdadeiro, remonte seus atos conforme sua primeira intenção, não faça nada quando não compreender que o próprio Universo lhe dá razão".

Confrade Ralph Waldo Emerson

__________________________

“Esses homens estão em uma prisão: tal é o veredicto do outsider. Estão muito contentes na prisão – animais engaiolados que nunca conheceram a liberdade; mas assim mesmo é prisão. E o outsider? Ele também está na prisão (...) mas ele sabe disso. Seu desejo é fugir. A fuga da prisão, porém, não é coisa fácil; é preciso conhecer muito bem a prisão.. Haverá sempre aqueles poucos que se esforçarão por realizar o ideal de liberdade sendo juízes de si mesmo; esses conhecerão a agonia de ficar só.”

Confrade Colin Wilson

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!