Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

25 de julho de 2014

Filme: O Teorema Zero


Quem conhece a carreira do diretor Terry Gilliam sabe que o diretor tem uma queda por tramas complexas e cheias de simbolismos. Seu filme "Brazil" é o ápice deste interesse pessoal, ao retratar um Estado totalitário e burocrata, mas é possível também notá-lo em filmes como Os 12 Macacos e Medo e Delírio. O Teorema Zero, seu novo trabalho, talvez seja o filme mais parecido com Brazil, seja pela apresentação de uma realidade distorcida ou pela profundidade do tema abordado. Desta vez, Gilliam quer encontrar nada mais nada menos do que o sentido da vida.

Qohen Leth (Christoph Waltz) , um habilidoso hacker de computador vive em uma constante crise existencial. Ele é instruído por uma empresa fantasma chamada “Management”, para resolver o enigma do “Teorema Zero”, uma fórmula matemática que determinará a razão da existência dos homens e se a vida possui algum sentido. Obcecado por essa missão, ele encontra obstáculos que interrompem seu trabalho. Qohen espera por um telefonema que contém todas as respostas que ele procura.

Esta semana, a comunidade de Amigos do AdoroCinema avaliou a ficção científica O Teorema Zero, dirigida por Terry Gilliam (Os 12 Macacos, Brazil, o Filme). Os blogueiros aprovaram a atuação de Christoph Waltz no papel de um gênio da matemática, tentando desvendar um importante teorema sobre o sentido da vida, e afirmaram que a história faz uma crítica mordaz à religião e à sociedade contemporânea.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!