Krishnamurti: Por que vocês se opõem ao conflito? Todos parecem pensar que o conflito é uma coisa terrível. Neste momento, vocês e eu estamos em conflito, não? Estou tentando lhes transmitir algo, e vocês não o estão compreendendo; há, por conseguinte, uma espécie de oposição, de conflito. E o que há de mau no atrito, no conflito, na perturbação? Não devem ser perturbados? A integração não vem quando vocês a buscam com evitar o conflito. Só pelo conflito, e pela compreensão do conflito, pode haver “integração”.
A integração é uma das coisas mais difíceis de alcançar, porque ela representa a completa unificação de todo o ser de vocês em tudo o que fazem, em tudo o que dizem, em tudo o que pensam. Você não podem ter a “integração” sem a compreensão das relações — suas relações com a sociedade, suas relações com o pobre, com o aldeão, com o milionário e com o Governador.
Para vocês compreenderem as relações, devem lutar com elas, devem contestar e não meramente aceitar os valores estabelecidos pela tradição, por seus pais, pelos sacerdote, pela religião e pelo sistema econômico da sociedade a que pertencem. Eis porque é essencial vocês estarem em revolta, pois, de outro modo, nunca terão a integração.
Krishnamurti — A cultura e o problema humano