Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

5 de abril de 2012

A Jornada do Herói


A busca heroica implica em dizer sim a nós mesmos e, ao fazê-lo, tornarmo-nos mais plenamente vivos e atuarmos de forma mais eficiente no mundo. A JORNADA DO HERÓI CONSISTE PRIMEIRAMENTE NA REALIZAÇÃO DE UMA JORNADA PARA ENCONTRAR O TESOURO REPRESENTADO PELO NOSSO VERDADEIRO SELF e, em seguida, na volta ao ponto de partida para dar nossa contribuição no sentido de ajudar a transformar o reino — e, ao fazê-lo, transformar nossa própria vida. Embora a procura propriamente dita esteja repleta de perigos e armadilhas, ela oferece uma grande recompensa: a capacidade de sermos bem-sucedidos no mundo, o conhecimento dos mistérios da alma humana, a oportunidade de encontrar e de expressar nossos dons sem iguais no mundo e de viver em harmonia com as outras pessoas. 

...Cada jornada é única e cada explorador traça um novo caminho. Todavia,é infinitamente mais fácil empreender essa jornada tendo pelo menos algum conhecimento a respeito das experiências daqueles que já estão à nossa frente. Quando aprendemos quais são os diversos caminhos heroicos possíveis, compreendemos que todos temos a oportunidade de ser heroico à nossa própria e singular maneira.

...A transformação do reino depende de todos nós. A compreensão desse fato nos ajuda a ultrapassar uma postura competitiva e a desenvolver uma convicção da vontade divina que fortalece a nós mesmos e aos outros. SE uma pessoa "perde", e não realiza seu potencial de contribuição, todos perdemos. Se nos falta a coragem para empreender a nossa jornada, criamos um vazio no lugar onde deveria estar o nosso pedaço do quebra cabeça, havendo um prejuízo coletivo e pessoal. 

O heroísmo consiste não apenas em encontrar uma nova verdade mas também em ter coragem de agir de acordo com essa visão. É por esta razão, de uma maneira muito prática, que os heróis precisam ter a coragem e a cautela associados a um forte desenvolvimento do ego e a visão e a clareza mental decorrentes de terem empreendido suas jornadas da alma e terem encontrado o tesouro de seus verdadeiros SELVES. 

... Muitas instituições educacionais treinam as pessoas para serem dentes da engrenagem econômica, em lugar de ensiná-las a alcançar a plenitude enquanto seres humanos. Em suma, somos vistos como mercadorias quer para sermos vendidos pelo lance mais alto ou para passarmos por um processo de aperfeiçoamento ao término do qual nos tornaremos mais valiosos. Nenhum desses pontos de vista respeita a alma ou a mente humana, exceto na medida em que elas possam ser usadas como ferramentas aquisitivas. Consequentemente, as pessoas estão tendo cada vez menos respeito por si mesmas. Muitos de nós procuram preencher esse vazio com comida, bebida, uso de drogas ou com uma atividade obsessiva e frenética. O tão criticado ritmo da vida moderna não é algo inevitável — trata-se de um disfarce para o nosso vazio. Se nos mantivermos em movimento, podemos criar a ilusão de que a vida tem um significado. 

... Com maior ou menor sutileza, somos desencorajados a procurar nosso graal e a encontrar nossa própria singularidade por meio de uma constante pressão para nos mostrarmos à altura dos padrões preestabelecidos. E, obviamente, quando tentamos nos mostrar à altura do que se espera de nós, em vez de procurarmos nos encontrar a nós mesmos, é pouco provável que algum dia venhamos a descobrir e compartilhar nossas singulares habilidades.  Em vez de procurar descobrir quem realmente somos, nós nos preocupamos em saber se a nossa aparência é suficientemente boa, se somos suficientemente saudáveis, inteligentes e virtuosos, se estamos nos esforçando o suficiente no trabalho e se somos suficientemente bem-sucedidos. 

... É grande a recompensa da autodescoberta. Quando nos encontramos, tudo parece entrar nos eixos. Adquirimos a capacidade de enxergar nossa beleza, inteligência e bondade. Tornamo-nos capazes de utilizá-las de forma produtiva e, assim, somos bem-sucedidos. Ficamos menos preocupados em provar o nosso valor e, portanto, podemos relaxar, amar e ser amados. Temos tudo aquilo de que precisamos para  proclamar a nossa humanidade, o nosso heroísmo em sua plenitude. 

Carol S. Pearson
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!