"Não há esforço no testemunhar. Você só compreende que é a testemunha, e o testemunhar age. Você não necessita de nada mais, apenas precisa se lembrar de que você é a testemunha."
Nisargadatta Maharaj
"... Uma vez que ele tenha se comprometido com essa busca, descobrirá que os eventos se ordenam de tal forma como que para lhe indicar sua sinceridade, examinar seus motivos, mostrar suas fraquezas e descobrir suas virtudes. Sua devoção ao ideal filosófico será testada, sua lealdade à meta será provada."
Paul Brunton
"Maior oportunidade de transcendência é oferecida aos seres que se trabalham e se purificam continuamente."
Trigueirinho
"A tomada de consciência da ignorância é o começo da franqueza e da honestidade. Já não possuir essa consciência da ignorância conduz à obstinação e à credulidade.(...) A mente deve libertar-se do desejo que é a causa da ignorância e da infelicidade, porquanto é essencial que a mente possua virtude e seja livre da ânsia do querer; é essencial que detenhamos uma mente completamente franca e honesta e isso procede da humildade. E uma integridade assim não é uma virtude nem um fim em si mesma mas um subproduto do pensamento que se liberta por si mesmo do processo do desejo de mais- que se exprime a si mesmo principalmente na sexualidade ou através da prosperidade mundana, da imoralidade impessoal e da fama."
Krishnamurti