"Somos escravos do que não conhecemos; do que conhecemos somos senhores. Qualquer que seja o vício ou fraqueza em nós, que compreendamos e descubramos as causas e funcionamentos, nós as superamos pelo proprio ato de conhecer; o inconsciente se disolve quando trazido ao consciente. A dissolução do inconsciente libera energia; a mente se sente adequada e se torna silenciosa."
Nisargadatta Maharaj
"Um vício é o produto de um hábito. Renunciai aos vossos hábitos e não mais sereis vulneráveis a vícios."
Trigueirinho
"O conceito da presença do Eu Superior entre nós se originou com os antigos, mas é validado pela experiência moderna. Esta experiência do Eu Superior fornece a melhor evidência de sua existência e realidade: nenhuma outra é necessária..."
Paul Brunton
"Talvez jamais experimentaram esse estado da mente em que existe um completo abandono de todas as coisas, um desprendimento total. E não se pode abandoná-lo de todo sem que haja uma profunda paixão, não é assim? Intelectualmente ou emocionalmente é impossível desprender-se de todo. O desprendimento total ocorre, por certo, quando existe intensa paixão. Não se assustem diante desta palavra, porque um homem que não é apaixonado, que não é intenso, jamais poderá compreender nem sentir a qualidade da beleza. E a mente que mantém algo em reserva, a mente que tem um interesse criado, que se aferra a posição, ao poder, ao prestigio, a mente respeitável (que é um horror), jamais pode desprender-se de si mesma."
Krishnamurti