Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

3 de abril de 2012

Para onde vamos?

Um vídeo que mostra muito bem como o progresso social e o bem-estar humano estão sempre em segundo lugar, em relação aos lucros das corporações...



A base do funcionamento social, na nossa sociedade, é inerentemente despótico. Não há nenhuma transação ética. Mais uma vez, ética e concorrência são incompatíveis.  Porque o fundamento de procura de vantagem diferencial para o ganho pessoal é totalmente anti-ético em qualquer civilização, conduzindo ao conflito e a exploração perpétua. A desonestidade é o modo de operação a todos os níveis, quer se saiba ou não. E, francamente, como é que alguém em seu perfeito juízo podia alguma vez pensar que um mundo equilibrado, sustentável e produtivo jamais poderia resultar da concorrência aberta, ou seja, da guerra aberta, de indivíduos competindo uns com os outros pelo emprego, das empresas lutarem umas contras as outras pelas cotas de mercado, dos governos em competição uns contra os outros pelo domínio econômico global, está muito além da minha compreensão. Vivemos num sistema paralisante, promotor do distanciamento, egoísta, que gera parasitas e prostitutos. Cada um de nós, devido à própria natureza do jogo monetário, é forçado a uma posição de submissão. Seja diante de um empregado... Desculpem, empregador, ou de um cliente. O objetivo principal é o ganho monetário, não servir o progresso social. Nós parasitamos e exploramos. Infelizmente, a única cooperação que talvez encontrem hoje em dia ou, na verdade, desde que o sistema foi criado, é perante um inimigo comum. Ou seja, quando um grupo particular trabalha para lutar contra o outro. Logo, uma empresa a trabalhar para lutar contra outra empresa. Vantagem é desonestidade. Espero que todos entendam bem isso...


— Mãe, eu sei que as suas intenções são boas mas, não são os policiais uma força protetora que mantém o status quo da elite rica? Não achas que devíamos atacar as raízes dos problemas sociais em vez de enfiarmos as pessoas em prisões superlotadas?
Personagem Lisa Simpson, do desenho "Os Simpsons"


...Desde o 11 de setembro, as medidas de segurança em todo o mundo perderam completamente as estribeiras. O público em geral, especialmente nos EUA, agora está neuroticamente obcecado com a segurança. A solução para o comportamento violento, é, evidentemente, mais polícia, mais câmeras e menos liberdade. Eu detesto desiludir-vos mas, se alguém vos quiser mesmo matar ou explodir um avião, explodir um centro comercial, ou fazer o que quer que seja, essencialmente de forma violenta, ou libertar gás tóxico no metrô, eles vão encontrar maneira de o fazer. Nenhuma forma de segurança vai alguma vez parar isso. Portanto, a lógica está errada. É impossível, e os próprios fundamentos da segurança como os conhecemos, são o completo oposto do que é preciso para resolver. A verdadeira segurança resulta da resolução dos problemas sociais, da proteção do ambiente, das razões para a neurose e a distorção do ser humano.


...Nos EUA, que têm a maior diferença de rendimento do mundo, pergunto-me: claro que também somos os mais ricos do mundo, eu pergunto-me porque é que temos a maior população prisional do mundo? Porque é que há uma distorção tão grande? É possivelmente devido a esta tremenda estratificação econômica. Aqui está um gráfico a mostrar a crescente disparidade, dividida em classes altas e baixas. Enquanto as classes baixas em média, continuam pobres, o espaço entre estas e as classes médias/altas cresce continuamente. Creio que esta seja a principal fonte do aumento de criminalidade por todo o planeta, de forma geral. Parece haver uma correlação entre o aumento da disparidade e da população prisional, e portanto, do crime. Quanto maior a desigualdade salarial, mais crime haverá. Vem do que alguns referem como stress psicossocial.


... Todos os governos que existem hoje, quer o reconheçam ou não, são ditaduras institucionais. Elas são monopólios de poder sancionados publicamente. E a democracia, como ela é praticada hoje, é apenas um jogo. Sinto muito, mas é simplesmente um jogo para dar ao público a ilusão de controle. As pessoas pensam que tem escolha no nosso sistema atual, porque podem carregar num botão de uma máquina de votar e colocar uma pessoa pré-selecionada no poder. Só que, quando essa pessoa chega no poder, o público não têm praticamente influência. Alguns de vocês votou a favor do pacote de estímulo financeiro? Algum de vocês votou na escolha da equipe do novo presidente? Algum de vocês votou a favor do aumento de impostos? Votam onde as estradas, ou rede elétrica ou outras infra-estruturas são feitas? Algum de vocês votou para as guerras no Afeganistão e no Iraque? Então, onde está realmente a vossa participação?

...Quando se trata de corrupção social, pobreza, negligência ambiental, exploração humana e a maior parte do tumulto pessoal e social do mundo de hoje, a grande conclusão é de que a grande maioria dos problemas não são resultado de uma determinada empresa,  de algum grupo de elite nefasto ou alguma legislação governamental. Estes são os sintomas do problema fundamental. A QUESTÃO FUNDAMENTAL ESTÁ NO COMPORTAMENTO HUMANO e o comportamento humano é em grande parte criado e reforçado PELOS PADRÕES SOCIAIS EXIGIDOS PARA A SOBREVIVÊNCIA TIDOS COMO NECESSÁRIOS PELO SISTEMA SOCIAL DESSE PERÍODO DE TEMPO. Nós somos produtos da sociedade e a questão é que, é o alicerce do nosso sistema socioeconômico e, portanto, a nossa condição ambiental, que criou o clima cultural doente que vê ao seu redor. Muito raramente uma ONG ativista de hoje considera a possibilidade de que talvez o problema seja o sistema social em si. A questão de fundo é que nós podemos passar o resto da nossa existência a tentar pisar as formigas que, misteriosamente, aparecem por debaixo do nosso frigorífico, preparando armadilhas, ou leis. Ou livramo-nos da comida estragada por detrás deste, que está efetivamente a causar a infestação.

... Existe um conceito na engenharia eletrotécnica chamado racio sinal-ruído, que tem a ver com a relação da potência do sinal com a potência do ruído que corrompe o sinal. É como ouvir música no rádio do carro, que está a receber uma grande quantidade de interferências, e a música torna-se nublada e distorcida. Acho que isto é uma grande metáfora para as nossas atuais práticas sociais, sendo o sinal o aspecto fundamental da importância e relevância dada a um campo sendo o ruído os métodos ultrapassados, tradicionais e ineficientes que cobrem, confundem as intenções e habilidades. Portanto, eu quero que toda a gente esqueça tudo o que tenho vindo a falar, andar um grande passo para trás e considerar um exercício de pensamento muito simples que eu quero desenvolver no que diz respeito à forma como fazemos as nossas operações neste planeta. Vamos assumir por um momento que somos viajantes interestelares originários da Terra, como é conhecida hoje; e no nosso caminho,, tropeçamos numa réplica exata do nosso planeta. A única diferença entre o estado atual do novo planeta e do nosso próprio é que não há seres humanos, a evolução humana não ocorreu. Logo, sem ordens estabelecidas, sem arrogância social, sem dinheiro, e claro, nada a limitar a nossa possibilidade. Dado o avançado conhecimento cientifico que temos hoje, como é que nós vamos redesenhar a nossa infra-estrutura social a partir do zero, com o objetivo de criar nada mais, nada menos, do que a sociedade mais eficiente, consciente e sustentável quanto possível? Então, qual é o primeiro passo? Um levantamento completo de recursos naturais da Terra faria sentido, certo? Acho que seria lógico começar de outra maneira. Primeiro, temos de compreender a gama completa e as capacidades dos componentes terrestres a fim de concluir sobre as nossas capacidades. O recursos naturais têm muitas classificações: bióticos, ou seja, aqueles obtidos a partir da biosfera, tais como florestas, organismos marítimos, combustíveis minerais, e depois há os abióticos, tais como terras aráveis, água, ouro, ferro, e outras matérias-primas. Há muitos recursos naturais a serem considerados, naturalmente,  mas, por razões de simplicidade, vamos considerar apenas uma área que vai servir de propósito para as outras; e esta área é a energia. 

A energia é o combustível da sociedade, acho que a maioria das pessoas concorda. A energia parece ser o denominador comum mais baixo da civilização moderna, ele foi o facilitador base do progresso e das expansões dos nossos padrões de vida. Então, eu acho que é um bom lugar para começar. Ok, então o que fazemos? Simplesmente sondar a Terra e analisá-la, listando todos os locais potenciais relevantes de energia. Naturalmente, os potenciais, para esclarecer um pouco, são sempre baseados no estado atual da tecnologia de extração. Por exemplo, a energia solar tem hoje um potencial dramático, mas ainda é muito subutilizada dado a tecnologia ser ineficiente por enquanto; mas com o advento da nanotecnologia, estamos a observar um possível aumento exponencial deste potencial. Portanto, é subordinado à qualidade dos nossos métodos, é o que eu quero dizer. Além disso, eu não quero gastar muito tempo na questão da nanotecnologia mas, se pesquisar estas tendências aplicadas a extração de energia solar, torna-se claro que só a energia solar, no futuro, poderá fornecer o mundo inteiro mil vezes. Infelizmente, não vamos ver isso em breve. Por que? Porque é demasiado eficiente para o mercado livre e o processo de absorção levaria muitos e muitos anos se seriamente perseguidos.


Peter Joseph, 15 de Novembro de 2009
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!