Nossas crenças e valores são moldados pela cultura. Embora exista uma base genética para certos atributos e comportamentos humanos, os conhecimentos que possuímos e o modo como pensamos e agimos de acordo com esse conhecimento é fundamentalmente um fenômeno ambiental.
Tendo isso em mente, o sistema monetário precisa de uma forma de comunicação para informar ao público do que uma companhia disponibilizou à venda. Essa forma de comunicação é denominada "propaganda". A característica da propaganda é a "promoção" e promoção é uma maneira de comunicação, que, em geral, cria uma tendência em favor do produto em questão.
Em outras palavras, a função da propaganda é induzir. Ou em termos mais diretos, manipular o consumidor a comprar um produto. Essa manipulação toma muitas formas, mas a mais eficaz é a manipulação e/ou exploração dos "valores" da audiência expectadora – o que ele ou ela acham importante.
Entretanto, antes de prosseguirmos, é preciso salientar que os padrões de consumo em massa atualmente vistos nos Estados Unidos e em outros lugares nem sempre foram o caso.
A América foi originalmente fundada, até certo ponto, numa espécie de ética protestante, onde a economia e a prosperidade eram valores dominantes. Contudo, no início do século XX, um esforço concentrado da comunidade de negócios começaram a distorcer essas noções e formar um novo exército de consumidores impulsivos, sempre insatisfeitos, cientes dos status.
As agências de publicidade mudaram de um foco utilitário para esse calibrado para o apelo emocional e status. Em conseqüência, hoje o americano padrão consome duas vezes mais do que consumia desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Uma das mais poderosas formas de "manipulação de valores" vem da reassociação da identidade de uma pessoa a um ideal específico. O patriotismo e a religião são exemplos clássicos, uma vez que através da doutrinação na infância/juventude, a pessoa é geralmente condicionada a sentir uma íntima conexão pessoal a um país ou religião, condicionando assim essa pessoa a querer apoiar as doutrinas, incondicionalmente.
Outro exemplo disso é o conceito de "moda". A moda toma muitas formas, de roupas que as pessoas usam a ideologias que elas propagam. Para ilustrar o quão bem sucedido a indústria comercial se tronou em manipular os valores dos seres humanos para ganho próprio, muitas pessoas podem hoje serem vistas andando por aí vestindo certos artigos comerciais, apenas pelo propósito de expor a marca da companhia, projetando algum tipo de status social aparente ou "expressão estilizada" delas.
A assinatura camisas "Tommy Hilfiger", a marca comercial de bolsas "Prada" e os reluzentes relógios "Rolex" são exemplos de produtos onde a utilidade ou função de um item perdeu a relevância completamente, sendo a importância agora originada do que o item "representa".
Infelizmente, o que essas pessoas não compreendem é que elas nada mais são do que propagandas ambulantes das respectivas companhias, tão-somente.
O "status" ou "expressão" de fato existe inteiramente nas condicionadas "projeções de valores" dessa pessoa, e se pessoas o bastante são manipuladas do mesmo modo, surge uma "tendência", que reforça mais ainda a ilusão via identificação coletiva. Essas tendências podem se tornar tão poderosas, que aqueles que não aderem à mania podem ser excluídos.
Vaidade à parte, devemos também examinar os valores distorcidos criados na forma de mentalidades e visões de mundo. Essa constante necessidade de interesse próprio normalmente se espalha como um câncer dentro outras áreas psicológicas, criando e reforçando neuroses como "ganância", "inveja" e "ego".
O MOVIMENTO ZEITGEIST
Guia de Orientação ao Ativista
Orientações e Respostas
Guia de Orientação ao Ativista
Orientações e Respostas