Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

5 de fevereiro de 2011

O que buscamos?


O que desejamos? Como chegaremos lá? Que ferramentas são necessárias? Nossos valores consistem do que achamos importante: nossas metas; o que nos é valioso; o que assumimos sagrado; o que desejamos da vida. Valores não são imutáveis e eternos; no entanto, quando ensinados desde jovens com freqüência acabam se perpetuando. A doutrinação tradicional bem como o patriotismo e as crenças religiosas, podem formar pilares para a identidade de uma pessoa que se torna de difícil superação emocional.

O fato é que valores humanos são determinados pelo ambiente. Se pegarmos uma criança recém-nascida de uma família classe média Norte-Americana, e a colocarmos no Oriente Médio com uma família Árabe de crença Islâmica, essa criança muito provavelmente cresceria falando árabe e se tornaria muçulmana, adotando os valores tradicionais que teriam sido ensinados pela família e cultura social.

A maioria de nossos valores tradicionais foi definida há muito tempo atrás. 

Por exemplo, a Bíblia diz "Comerás o teu pão com o suor do teu rosto". 

E se a sociedade não exigisse que trabalhássemos por dinheiro? Como esse valor poderia permanecer válido? 

A verdade é que valores se tornam ultrapassados, assim como o conhecimento e tudo mais. Levando em consideração as últimas descobertas da ciência, a maioria dos valores da sociedade parece estar desatualizada há milhares de anos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!